Site de microfilantropia ajudará a financiar artistas nos EUA



Um projeto divulgado como o primeiro site de microfilantropia dedicado a cineastas, escritores e músicos norte-americanos foi lançado na terça-feira, com o objetivo de atrair pequenas doações públicas para financiar trabalhos artísticos. 
O USA Projects espera conectar o público com os artistas através do site www.unitedstatesartists.org e arrecadar contribuições dedutíveis de impostos para obras originais.
Entre os projetos que atualmente buscam contribuições, a partir de 1 dólar, estão um documentário sobre o casamento gay da fotógrafa Catherine Opie e a cineasta Lisa Udelson, e uma peça de teatro sobre moradores de rua na cidade litorânea de Santa Mônica, na Califórnia.
“O USA Projects é um motor para a arrecadação de recursos e também uma ampla rede social que permite aos artistas arrecadar dinheiro para seus projetos. Para o público, é uma forma de se conectar com eles e participar do processo criativo”, disse Samuel Hoi, membro do Conselho do Artistas dos Estados Unidos.
Cada projeto tem um objetivo definido para a arrecadação de recursos e um prazo. Se não alcançar a  meta, as doações são devolvidas.
Todos os projetos são aprovados previamente por especialistas do universo artístico antes de serem divulgados para pleitear a contribuição pública.
O site apoia projetos em oito categorias, desde arquitetura e design ao teatro. Atualmente, as propostas incluem uma escultura e uma instalação de som inspirados na lenda do jazz Charlie Parker, uma colcha em memória às vítimas do furacão Katrina, e uma apresentação de dança ao som da música de Stevie Wonder.
*Com informações da Reuters.

Comentários

Postagens mais visitadas