quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Movimentação bate 4 mi de ton

O Porto do Mucuripe encerrou o ano de 2010 com o volume histórico no fluxo de mercadorias. Foram 4.270.481,66 toneladas movimentadas entre importação e exportação no ano passado, um incremento de 23,74% em relação a quantidade de produtos que passaram pelo porto em 2009. Os dados são da Companhia Docas do Ceará (CDC).
Clique para Ampliar
Foram 819.172,62 toneladas a mais que no período imediatamente anterior. Destaque para os trilhos (importados pela Transnordestina Logística SA), cimento (trazido pela Votorantin e CSN) e produtos siderúrgicos (comprado pela Aço Cearense e Metalmecânica Maia, e exportado pela Gerdau), além das frutas (melão, manga, banana, uva, melancia, mamão, lima ácida, abacaxi e acerola).

O Granel Líquido também se sobressaiu com o asfalto (trazido pela Petrobras). No item Granel Sólido, registrou-se aumento da quantidade de trigo (importado pelos moinhos Dias Branco, Cearense, Fortaleza e Santa Lúcia) e do malte (comprado pela Schincariol). O Porto de Fortaleza recebeu mais de 565 atracações de navios de carga, entre cargueiros, graneleiros e porta-contêineres. 

A expectativa, com a finalização da obra de dragagem (retirada de areia do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação de navios), é de que a movimentação de cargas no Mucuripe aumente em até 30% nos próximos anos, ajudando a expandir a renda dos trabalhadores avulsos, dos operadores portuários e da própria CDC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário