sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Situação financeira melhor para 79% dos nordestinos

Em sentido oposto, apenas 17,8% afirmaram que em dezembro sentiam-se em situação financeira desfavorável
A situação financeira de 79,4% das famílias nordestinas melhorou em 2010 ante 2009, segundo estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Clique para Ampliar
De acordo com os dados apresentados, 17,8% das famílias consultadas na região, por sua vez, afirmaram em dezembro que sentiam-se em situação pior do que um ano antes.

O estudo inédito foi realizado em 3.810 domicílios, em 214 municípios de todas as unidades federativas.

No País, 77% das famílias entrevistadas disseram que a situação financeira melhorou, enquanto para 19,8% o cenário mostrou piora.

As regiões Centro-Oeste e Norte registraram a maior proporção de famílias que acreditam ter melhorado a sua condição financeira (82,1% e 80,3%, respectivamente).

No Sul e Sudeste, a proporção de famílias otimistas é levemente inferior (70,6% e 76%, respectivamente).

No mesmo sentido da expectativa otimista, 81% das famílias brasileiras creem que estarão em melhores condições financeiras daqui a um ano, enquanto somente 8,2% delas projetam expectativa de estarem em situação pior.

Entre os nordestinos, esse percentual de otimismo para daqui um ano alcançou 80,4%. Em sentido oposto, 9,9% das famílias da região acreditam que estarão numa situação econômica mais desfavorável.

A expectativa das famílias sobre o futuro próximo é, com folga, mais otimista na Região Norte, onde aproximadamente 96,7% acreditam que estarão melhores, resultado semelhante ao verificado no mês anterior, contra 0,7% que anteveem piores momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário