Crato: “Anjos” atendem a crianças com câncer


(Foto: Divulgação)
Nascido no Cariri, o Instituto Anjos da Enfermagem já está presente em 18 estados brasileiros. A ONG tem parceria com o Conselho Federal de Enfermagem.

Há nove anos o Instituto Anjos da Enfermagem atua na Região do Cariri, procurando, através do lúdico, levar alegria e educação para crianças hospitalizadas em tratamento de câncer. A ONG conta com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), dos Conselhos Regionais de Enfermagem de cada estado onde atua, além de instituições de nível superior, atendendo a crianças em todo o país.

A inciativa surgiu quando a então estudante de enfermagem, Jakeline Duarte, leu o livro “Terapia do Amor”, que conta a trajetória do médico norte-americano, Patch Adams. Inspirada pela história e com a ajuda de um grupo de voluntários, ela criou o projeto Anjos da Enfermagem, que, em pouco mais de um ano, tornou-se instituto.

Após três anos de existência e desenvolvimento de trabalhos sociais no Cariri, o Instituto Anjos da Enfermagem, em parceria com o Centro de Oncologia do Cariri, do Hospital Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha, desenvolveu um estudo que identificava as necessidades das crianças com câncer na região. Hoje, presente em 18 estados brasileiros, o instituto desenvolve seu trabalho em parceria com 21 universidades e 14 instituições hospitalares. Na região, a Faculdade Leão Sampaio é parceira do projeto, que conta com um total de oito voluntários.

O instituto desenvolve, ainda, campanhas de arrecadação, de mobilização e de participação, que incluem a ação da sociedade no desenvolvimento do projeto. As campanhas visam apoiar a divulgação da importância do diagnóstico precoce, e potencializar o apoio às famílias e crianças com câncer, através das doações de produtos, participação em campanhas de doação de medula óssea e sangue, e eventos de arrecadação de recursos para manutenção das ações desenvolvidas pelo projeto em todo país.

Jakeline Duarte, hoje diretora geral dos Anjos da Enfermagem, afirma que o objetivo é levar alegria e educação às crianças hospitalizadas em tratamento de câncer. “O bacana de tudo isso é que tanto o paciente quanto os voluntários ganham alguma coisa. Enquanto os pacientes brincam, sorriem e aprendem coisas novas, os ‘anjos’ recebem em troca o crescimento profissional e pessoal”, completa.

SERVIÇO

Para ajudar o instituto, as doações podem ser destinadas através de depósitos na conta bancária: ONG Anjos da Enfermagem; Caixa Econômica Federal; Banco: 104, Agência: 0684, Conta: 1764-1, Op.: 030. Além de depósito em dinheiro, as pessoas podem ajudar comprando os produtos da instituição através do site dos anjos da enfermagem. A loja virtual conta com diversos tipos de produtos. São canecas, sgueezes, porta-celulares, bolsas, camisetas, jalecos, entre outros.

Para mais informações, visite o site da instituição, ou entre em contato com o escritório, localizado na Avenida Duque de Caxias, número 714, sala 311, bairro Centro, em Crato, CE.

Núcleo de Comunicação do Instituto Anjos da Enfermagem (NUCOM) comunicacao@anjosdaenfermagem.org.br

(88) 3523-3555

Fonte: Iguatú.net

Comentários

Postagens mais visitadas