Juazeiro do Norte, no Ceará, tem quatro candidatos a prefeito


Três candidatos a prefeito de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, foram confirmados em convenções neste sábado (30). A cidade vai ter quatro candidaturas. Manoel Santana Neto (PT), Raimundo Macedo (PMDB), Alcymar Monteiro (PDT) e Demontieux Fernandes (PSOL) são candidatos a prefeito do município que tem 250 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É um dos principais centros religiosos do Nordeste e polo de comércio e turismo do Ceará.
Manoel Santana, candidato a prefeito pelo PT (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Manoel Santana, candidato a prefeito
pelo PT (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
PT
A convenção do PT foi realizada no colégio Salesianos de Juazeiro do Norte na noite deste sábado. O pré-candidato Manoel Salviano (PSD) desistiu da candidatura para apoiar o candidato petista, Manoel Santana Neto. O PSD indicou o vice na chapa: Atson Rodrigues.
A coligação terá oito partidos, entre eles, PT, PSD, PRP, PSC e PCdoB. Em caso de reeleição, o candidato afirmou que vai melhorar a educação, saúde e infraestrutura da cidade. “Vamos melhorar o que está dando certo e inovar. Em mobilidade urbana, melhorar o deslocamento das pessoas; avançar mais na saúde, completando os PSFs que precisam funcionar e avançar no programa de moradia para famílias de baixa renda'', disse.
Manoel Santana, mais conhecido como Dr. Santana, tem 51 anos. É formado em medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele atuava como médico sanitarista e é o atual prefeito de Juazeiro do Norte. Santana chegou a ser cassado pela Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte em 10 de janeiro de 2011, em que dos 14 vereadores, 12 votaram pela cassação. Ele retornou ao cargo no dia seguinte por força de medida liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Ceará.
Raimundão foi oficializado como candidato do PMDB (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Raimundão é o candidato do PMDB
(Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
PMDB
A coligação do PMDB tem, pelo menos,12 partidos: PMDB, PHS, PPS, PTdoB, PSL, PTN, PV, PSB, DEM, PTC, PR, PSDB e PTB. A convenção da legenda ocorreu no Sesi de Juazeiro do Norte na manhã deste sábado (30) e oficializou o nome de Raimundo Antônio de Macêdo, o Raimundão, como candidato a prefeito.
Durante a convenção do partido, o candidato afirmou que uma das prioridades será a saúde pública. “Devemos reabrir o Santo Inácio [hospital] ou construir um hospital público'', disse. O presidente estadual do PMDB, Eunício Oliveira, participou do evento.
Raimundo Antônio de Macêdo tem 69 anos. Além da política, é médico e já foi agricultor. Foi prefeito de Juazeiro do Norte entre 2005 e 2008, mas não conseguiu apoio do PSDB, partido a que era filiado na ocasião, para se candidatar à reeleição.
candidato do Psol (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Candidato do PSOL Demontieux
Fernandes (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)
PSOL
O PSOL também fez convenção neste sábado pela manhã na Associação Comercial de Juazeiro do Norte e sai coligado com o PSTU. O partido lançou o radialista Demontieux Fernandes como candidato a prefeito e o sindicalista Valdir Medeiros como vice. Medeiros também é do PSOL e preside o sindicato dos agentes de trânsito da região do Cariri. A chapa PSOL-PSTU será ''uma frente de esquerda'', disse o candidato na convenção. Ele citou três principais compromissos: infraestrutura, saúde e educação.
Demontieux Fernandes é radialista e tem 55 anos. É formado em direito pela Universidade Regional do Cariri. Foi candidato a vereador em 1996 pelo PDT, mas não se elegeu. É dono do jornal local diário Folha da Manhã. Nunca exerceu mandato eletivo.
candidato do PDt a prefeito de juazeiro (Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução)Alcymar Monteiro (PDT) disputa prefeitura de
Juazeiro (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
PDT
O PDT já havia oficializado na quinta-feira (28) o cantor Alcymar Monteiro como candidato a prefeito. A sigla faz coligação com o Partido Pátria Livre (PPL). Além de cantor e compositor de músicas regionais, Alcymar Monteiro já foi secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, quando Carlos Cruz governava o município, de 2000 a 2004.
Na convenção, Monteiro disse que pretende priorizar cultura, educação e saúde. ''Na saúde, teremos de construir o hospital municipal. Eu visitei o Santo Inácio e ali pode ser hospital municipal porque já está tudo pronto. Vamos fazer o Cultura Viva e eleger dois ou três mestres da cultura. Na educação, as escolas integrais'', afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas