Estado do Ceará é o mais beneficiado com o Cidades Digitaislo da postagem


O Ceará foi Estado mais contemplado com o projeto-piloto Cidades Digitais, com 10 propostas autorizadas. O projeto do Ministério das Comunicações possibilita a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos públicos, de aplicativos de gestão pública, capacitação de servidores, a disponibilização de espaços de acesso público e gratuito à internet para a população.
Dez municípios cearenses foram selecionados. Foto: Divulgação
A lista dos 80 municípios selecionados para a fase do projeto foi divulgada, nesta segunda-feira (2), pela Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.
Os municípios que mais pontuaram foram os das regiões Norte e Nordeste (49 municípios) e cidades com a população com até 50 mil habitantes. O Estado que mais obteve municípios autorizados foi o Ceará, com dez propostas selecionadas, seguido por Bahia, Paraíba e Pará, todos com nove cidades aprovadas. O Distrito Federal obteve a aprovação da região administrativa Cidade Estrutural.
As cidades
As 192 cidades que participaram da seleção foram avaliadas conforme capacidade gerencial e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede.
Elas foram classificadas por meio de pontuação de critérios, como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto e densidade domiciliar de acesso à banda larga.
Os recursos do resultado divulgado nesta fase devem ser encaminhados para o Ministério das Comunicações, de acordo com o definido no edital, até o dia 9 de julho.
O que são Cidades Digitais?
A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, serão as responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas