a GDA participa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais em Juazeiro do Norte


Programa de Capacitação em Projetos Culturais em Juazeiro do Norte


Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/MinC) divulgou os 90 selecionados para a oficina presencial do Programa de Capacitação em Projetos Culturais em Juazeiro do Norte (CE), que acontecerá de 17 a 19 de março. Inscreveram-se para a primeira fase, curso de nivelamento à distância, 605 pessoas, das quais 304 foram aprovadas, obtendo 70 pontos ou mais. Estes têm direito a um certificado referente a esta etapa.

Devido ao grande número de aprovações, o número de vagas para a oficina presencial, de 80 inicialmente, foi ampliado para 90. Além do pré-requisito da pontuação mínima de 70 pontos, as informações preenchidas pelo aluno no cadastro de inscrição forneceram subsídios para a seleção, na qual foram considerados o local de residência – priorizando-se os residentes em Juazeiro do Norte e proximidades – e a atuação na área cultural – priorizando-se os que demonstrassem experiência profissional no campo da cultura.

Os aprovados não classificados comporão uma lista de espera, podendo ser convocados em caso de desistência.

O local de realização da oficina de Juazeiro, que terá carga horária de 26 horas, deverá ser definido até o dia 10 de março. Enquanto no curso de nivelamento foram apresentados os conteúdos básicos do campo da cultura, tais como política e gestão cultural, entre outros, na oficina serão trabalhados, de forma prática, os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural, incluindo um conteúdo específico de Direitos Autorais e uma palestra sobre o desafio da viabilização de projetos culturais.

O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é uma iniciativa da SEFIC, em parceria com a Diretoria de Direitos Intelectuais da Secretaria de Políticas Culturais do MinC (DDI/SPC), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Itaú Cultural. Na terça-feira, dia 9 de março, será realizada uma videoconferência, no formato de reunião de trabalho, para divulgação das oficinas do primeiro semestre de 2010.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais

Direito autoral está contemplado em módulo específico do programa
O Programa de Capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC), e foi elaborado para “estreitar o relacionamento entre criadores, agentes culturais, instituições políticas e privadas de financiamento à cultura, e empresários, promovendo a interface de suas práticas com as políticas públicas e visando ao reconhecimento da cultura como fator propulsor de desenvolvimento econômico e social”. Além disso, o curso visa contribuir para a melhoria do desempenho dos programas e projetos culturais por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores públicos e privados responsáveis pela administração da área cultural.
Objetivos complementares do curso

Capacitar artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos e produtores culturais com experiência em distintas áreas, para atuarem na gestão de atividades culturais, nas esferas públicas e privadas.

Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, marketing, artes e cultura.

Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.

Proporcionar informações para o desenvolvimento de empreendimentos próprios com a utilização da metodologia adequada
Direitos Autorais e Projetos Culturais

Como parte da política de capacitação e difusão da Diretoria de Direitos Intelectuais, o programa terá um módulo específico (que será tratado de forma diferenciada em cada etapa) para a questão dos direitos autorais. Considerados fundamentais em todas as relações do campo da cultura (produção, distribuição, fruição e consumo do produto cultural), os direitos autorais serão apresentados de forma a possibilitar uma melhor gestão dos projetos culturais. A inclusão deste módulo no programa objetiva que ao final os participantes saibam como usar uma obra protegida e como proteger e fazer circular uma nova criação.

Comentários

Postagens mais visitadas