terça-feira, 4 de setembro de 2012

Galerias online vendem obras de arte falsificadas

Matéria divulgada pelo jornal O Globo desta segunda-feira (3/9) informa que obras raras do mundo da arte estão sendo vendidas a preço de liquidação na internet. Uma suposta obra original de Rembrandt, por exemplo, custa US$ 900.
As palavras “original” e “autêntico” impulsionam pessoas comuns a comprarem as obras, que nem sempre foram rotuladas corretamente. Especialistas no assunto afirmam que as fraudes já estão afetando alguns setores do mercado da arte.
“Em todos os países que visitei, até mesmo Abu Dhabi, sou abordado por artistas ou lugares desesperados por causa das fraudes. Nós contamos outro dia 2.005 esculturas falsas de Giacometti à venda num site”, diz Véronique Wiesinger, diretora e curadora-sênior da Fundação Alberto e Annette Giacometti, em Paris.
Ainda assim, segundo o consultor de arte e avaliador Alan Bamberg, existe muito vendedor honesto online. “Há muita gente comprando online e a maioria delas está satisfeita”.
Segundo um estudo realizado pela Universidade George Washington e a Universidade da California, em Irvine, 91% das pinturas e gravuras atribuídas a Henry Moore, à venda no e-Bay, são falsas.
Pensando nesse movimento de vendas, as fundações Giacometti e Picasso ajudaram a fundar a União Internacional de Mestres Modernos e Contemporâneos – responsável por criar ações legais “contra a circulação de artigos falsos”.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra.
*Com informações do site do jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário