sexta-feira, 27 de junho de 2014

Capacitação em Projetos Culturais

O que é?

Dividido em quatro etapas, o Programa de Capacitação em Projetos Culturais tem o objetivo de capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores público e privado, no intuito de atender à demanda do setor cultural.
Visa à difusão de conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e com a consistência necessária a buscar parcerias e apoios diversificados. O projeto tem a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Instituto Itaú Cultural (IC).
A 1ª etapa (curso de nivelamento à distância) é realizada sem tutoria e é composta por quatro módulos: conceitos gerais no campo da cultura, economia da cultura, gestão cultural e direito autoral. A conclusão desta etapa dá direito a um certificado.
A 2ª etapa (oficina presencial) tem carga horária de 24 horas e é conduzida por professores da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nesta etapa são trabalhados, de forma prática, os elementos fundamentais para a estruturação de um projeto cultural, sendo ministrada, ainda, palestra sobre direito autoral.
Da 3ª etapa (avançada) constam módulos para o aprofundamento de conteúdos dos participantesaprovados na etapa anterior, nas seguintes disciplinas: política e gestão cultural; marketing, negociação e apresentação de projetos culturais; e economia da cultura.
Já a 4ª etapa (formação continuada), é uma oficina presencial específica para os interessados em atuar como facilitadores em suas localidades de origem. O pré-requisito mínimo é ter concluído com êxito as cinco disciplinas da fase avançada.
Objetivos complementares do curso:
- Capacitar artistas, gestores, empreendedores, administradores, técnicos e produtores culturais com experiência em áreas distintas, para atuarem na gestão de atividades culturais das esferas públicas e privadas.
- Proporcionar uma visão integrada das áreas de administração, economia, direito, marketing, artes e cultura.
- Preparar o profissional para elaborar e desenvolver as etapas necessárias ao domínio do negócio cultural.
- Proporcionar informações para o desenvolvimento de empreendimentos próprios com a utilização da metodologia adequada.

Como participar

As inscrições podem ser efetuadas pelo link “Inscrições” na página do Programahttp://www5.fgv.br/fgvonline/minc/inscricoes.asp

Principais Resultados

Termo de parceria

O Programa de Capacitação em Projetos Culturais é um termo de parceria entre o Ministério da Cultura, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Itaú Cultural.

Perguntas frequentes

As perguntas frequentes, dúvidas e orientações podem ser obtidas no linkhttp://www5.fgv.br/fgvonline/minc/faq.asp
Responsável: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário