sábado, 31 de julho de 2010

Cariri de luto por Luiz Karimai


O povo de Cariri está triste neste sábado. Partiu para um campo superior por volta de 15:00h, Luiz Karimai, conceituado artista plástica. Karimai era natural de Lavínia no Estado de São Paulo e na década de 70 fez uma passagem pela Terra do Padre Cícero buscando dados, fotos e depoimentos visando concluir pesquisa para um estudo sociológico do curso de fazia na USP. No Cariri cearense conheceu Penha com sangue dos bravos índios Kariris. Do conhecimento ao amor foi rápido. E do amor surgiu uma família estruturada e amorosa.

Já tinha experiência com desenho no sudeste brasileiro, mas foi aqui, no Cariri “que sua arte ganhou o poder dos traços delicados em penas com nanquim, as cores em equilíbrio do laranja, ocre e verde que predominam nos seus trabalhos e as paisagens caririzeiras”.

Grande parte dos artistas regionais fez laboratório em seu ateliê. O mestre ensinava e aprendia. Sua formação cristã e espírita era visível na arte e em seu dia-a-dia. “Seus trabalhos já ganharam o mundo em exposições individuais, coletivas e por aquisições de colecionadores. Luiz Karimai é uma espécie de missionário quando fala de terra, de ser humano e transcendência”.

Luiz Karimai pelo conjunto de sua obra recebeu recentemente o Diploma de Honra ao Mérito Artístico e Cultural do programa Cariri Encantado em 29 de maio. O artista foi também Secretário de Cultura em Juazeiro do Norte durante a segunda administração de Carlos Cruz.

No início da tarde circulou uma notícia equivocada de seu falecimento, fato devidamente corrigido pela imprensa, após contatos dos amigos Carlos Rafael e Luiz Carlos Salatiel.

A foto que ilustra essa postagem é de autoria do Reginaldo Farias e foi extraída do Blog do Crato. Nela Luiz Carlos Salatiel, Dr. José Flávio, Carlos Rafael e Luiz Karimai.

A família perdeu um grande esposo, pai e avô. Juazeiro do Norte e o Cariri um grande cidadão e um dos expoentes da cultura regional.


Beto Fernandes com informações de Luiz Carlos Salatiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário