quinta-feira, 29 de julho de 2010


CAPACITAçãO DE PROJETOS CULTURAIS, INSCRIçõES ABERTAS - 06.07.2010 às 15:08:11

Por: Fábio Costa
Capacitar, de forma continuada, agentes culturais das áreas pública e privada, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural. Esse é o objetivo central do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

A primeira localidade a ser beneficiada no 2ª semestre é São Luís, cujo prazo para inscrições na 1ª fase do Programa (o curso de nivelamento à distância), vai até a meia-noite desta sexta-feira, dia 9 de julho, pelo site http://www.fgv.br/fgvonline/minc.

Ao concluir o preenchimento do cadastro de inscrições no curso de nivelamento, o participante poderá automaticamente acessar os conteúdos, inserindo o CPF e o email cadastrados no sistema. O prazo de conclusão do curso de nivelamento, para a cidade de São Luís, incluindo a avaliação ao final, vai até este domingo, dia 11 de julho. Os que forem aprovados nesta fase, obtendo pelo menos 70 pontos, estarão habilitados a participar da seleção para a oficina presencial, que ocorrerá na capital maranhense de 21 a 23 de julho.

Caso o número de aprovados na 1ª etapa, que é de livre acesso, supere o número de vagas para a oficina, limitado a 90, serão levados em conta ainda outros critérios na seleção, tais como o local de residência do candidato - priorizando-se os residentes no estado do Maranhão - e a experiência na área cultural - com preferência pelos que demonstrem, pelas informações preenchidas no cadastro de inscrição, a atuação profissional no campo da cultura.

Serão contempladas com o Programa cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, bem como os estados do Espírito Santo e Santa Catarina. Em todos os locais serão realizadas oficinas com a finalidade de difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais, alinhados às políticas públicas, e com a consistência necessária para buscar parcerias e apoios diversificados.
Com essa capacitação, o Ministério da Cultura pretende corrigir o desequilíbrio entre as regiões, no que refere à estruturação das políticas culturais. Isso porque, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como do sistema de informações do próprio MinC, as cidades em que será realizado o Programa são as que estão em defasagem em aspectos como estruturação dos órgãos públicos de cultura; criação e investimento em Fundos e Leis de incentivo culturais; quantitativo de propostas encaminhadas e aprovadas ao MinC, entre outras.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Luís Henrique de Nazaré Bulcão, essa defasagem ocorre porque muitos agentes culturais desconhecem as formas de elaborar um projeto. “A Secma tem buscado contribuir para reverter esse quadro. Os Fóruns Regionais realizados recentemente são exemplos disso. Mas, com esse programa do MinC, essa qualificação será ainda mais intensa”, diz.

Fases do Programa
A primeira etapa do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, realizada à distância e sem tutoria, terá um total de 15 horas, distribuídas por 4 módulos (Políticas Públicas de Cultura, Economia da Cultura, Gestão Cultural e Direito Autoral).

A segunda etapa (a oficina presencial), terá duração de 3 dias. Nela os participantes desenvolverão, em grupos de trabalho, os conteúdos básicos para a estruturação de um projeto cultural, com base na Metodologia do Quadro Lógico (MQL). Haverá também uma palestra de Direito Autoral.

A terceira e última fase da capacitação, chamada de Etapa Avançada e composta por cinco módulos, será também realizada a distância, e é destinada ao aprofundamento de conteúdos. Terá de 15h a 30h e será exclusiva para os aprovados na oficina presencial.
Mais informações pelo e-mail programadecapacitacao@cultura.gov.br/, pelos telefones (61) 2024 2132/2119 ou na Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma/Asplan) pelo e-mail assplan@cultura.ma.gov.br e pelo telefone (98) 3221 9551/3266 1311.


Texto: Júnior Vieira (Ascom Secma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário