quinta-feira, 29 de julho de 2010


SECMA REALIZA TREINAMENTO PARA EDITAL DE CULTURA - 23.07.2010 às 17:10:27

Por: José de Mário Moraes Ferreira
A Secretaria de Estado de Cultura (Secma) realiza na sexta-feira (30) treinamento voltado para o público interessado em se inscrever no Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense. O objetivo é esclarecer eventuais dúvidas e repassar a forma correta de preenchimento do formulário de inscrição.

O Edital foi lançado, no início de junho de 2010, pela Secma, por meio da Superintendência de Ação e Difusão Cultural, e contempla a realização de projetos culturais em todos os segmentos artísticos para o ano de 2011.

O treinamento acontecerá na platéia do Teatro João do Vale (Praia Grande), a partir das 8h00. Não é necessária inscrição para participar do treinamento.

Posteriormente haverá outro treinamento para o público dos municípios maranhenses que desejarem participar. Os treinamentos serão orientados por membros da Comissão dos Editais da Secma.

O Edital contemplará propostas que entendam a cultura em suas dimensões simbólica e material, na promoção da cidadania, na geração de produção, no emprego e renda, e de acordo com as seguintes categorias: artes populares, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, capacitação cultural, intercâmbio, literatura e música.

Todos os projetos inscritos passarão por análise técnica documental, pela Comissão de Editais da Secma, no período de 01/09 a 01/10/2010, habilitando-os para a etapa de Seleção. A relação final dos projetos contemplados no Edital será divulgada no dia 21 de janeiro/2011, no portal da Secma e nos meios de comunicação. O Edital e seus anexos estarão disponíveis no portal da Secma (www.cultura.ma.gov.br).

Texto: Mario Ferreira (Ascom.Secma)



OFICINA DE PROJETOS CULTURAIS TERMINA NA SEXTA-FEIRA - 22.07.2010 às 15:18:28

Por: Fábio Costa
Platéia do curso
Artistas, gestores, produtores e agentes culturais, do setor público e empresarial, participam, até sexta-feira (23), no Salão Nobre do Edifício Casa da Indústria, da Oficina Presencial do Programa de Capacitação em Projetos Culturais, promovida pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC). A oficina é uma das etapas da capacitação continuada que tem o intuito qualificar a demanda no setor cultural.

Durante a abertura da oficina, na quarta-feira (21) foi ressaltado os conteúdos básicos para a estruturação de um projeto cultural, com base na Metodologia do Quadro Lógico (MQL), e que será apresentado ao longo dos três dias de oficina. A solenidade contou com a participação de representantes do MinC e Serviço Social da Indústria (Sesi), além da secretária adjunta de Estado da Cultura, Marlilde Mendonça.

Os participantes foram selecionados previamente, a partir da aprovação no curso de nivelamento a distância, que constituiu a primeira etapa da capacitação. "Essa etapa teve uma carga horária de 15 horas e foi distribuída em quatro módulos (Políticas Públicas de Cultura, Economia da Cultura, Gestão Cultural e Direito Autoral)", destacou a técnica do MinC, Juliana Santana.

Dentro do Programa estão sendo contempladas cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e dos estados do Espírito Santo e Santa Catarina. Em todos os locais serão realizadas oficinas com a finalidade de difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais, alinhados às políticas públicas, e com a consistência necessária para buscar parcerias e apoios diversificados.

Segundo Juliana Santana, com essa capacitação, o MinC pretende corrigir o desequilíbrio entre as regiões, no que refere à estruturação das políticas culturais. De acordo com os levantamentos feitos pelo ministério, as cidades em que será realizado o Programa são as que estão em defasagem em aspectos como estruturação dos órgãos públicos de cultura; criação e investimento em Fundos e Leis de incentivo culturais.

A terceira e última fase da capacitação, chamada de Etapa Avançada e composta por cinco módulos, será também realizada a distância, e é destinada ao aprofundamento de conteúdos. Terá de 15 a 30 horas e será exclusiva para os aprovados na oficina presencial.

Mais informações pelo e-mail programadecapacitacao@cultura.gov.br/, pelos telefones (61) 2024 2132/2119.

Texto e Foto: Juliana Lobo (Ascom.Secma)



Nenhum comentário:

Postar um comentário