EDITAIS

Inscrições

INSCRIÇÃO DE PROJETO

REGULAMENTO

REGULAMENTO - INSCRIÇÃO DE FILMES
Cinema Sem Fronteiras – 1ª Etapa - 2013

1 – SOBRE O PROGRAMA CINEMA SEM FRONTEIRAS
Cinema sem Fronteiras é um programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras anuais diferenciadas e complementares que a Universo Produção realiza em Minas Gerais.
Em janeiro, a Mostra de Cinema de Tiradentes (www.mostratiradentes.com.br)
Em junho, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (www.cineop.com.br)
Em outubro, a Mostra CineBH (www.cinebh.com.br)

2 – ORGANIZAÇÃO
O Cinema sem Fronteiras  é uma idealização e realização da Universo Produção Ltda – empresa sediada em Belo Horizonte. Conta com o patrocínio de empresas públicas e privadas através das leis Federal, Estadual e Municipal de Incentivo à Cultura.

3 – SOBRE A INSCRIÇÃO
1 – A Universo Produção instituiu o processo unificado de inscrição de filmes para  os eventos audiovisuais que pretende realizar em 2013 visando a otimização de tempo e recursos tanto para a produção dos eventos quanto para os realizadores. A inscrição é gratuita e acontece através do site www.universoproducao.com.br
Período de inscrição:
21 de setembro a 31 de outubro de 2012 (até 20:00 horas – horário de Brasília) – inscrições de filmes para seleção nas mostras:

16ª Mostra de Cinema de Tiradentes (18 a 26 de janeiro de 2013)
8ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto – (data prevista: 12 a 17 junho de 2013)
Ao preencher a ficha você deverá assinalar em quais mostras você deseja inscrever o filme.
2 – Para seleção, deverão ser enviadas  a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada e DUAS cópias do filme em DVD (preferencialmente acondicionado em box para DVD 19x28cm)
ATENÇÃO: se você inscrever mais de um filme, você deverá enviar cada filme em um DVD separadamente.
3 – O material, obedecendo ao período de inscrição, deverá ser enviado para:
UNIVERSO PRODUÇÃO
Seleção de Filmes – Cinema sem Fronteiras
Rua Pirapetinga, 567 – Serra
Cep: 30220-150    Belo Horizonte – MG
4 – O preenchimento da ficha de inscrição deverá ser feito pela internet, através do site www.universoproducao.com.br. A inscrição só será validada após o recebimento do material (DVD do filme + ficha de inscrição assinada) que deverá ser enviado até o dia 31 de outubro de 2012, sendo considerada a data de postagem nos Correios.
5 – Além das informações do filme solicitadas na ficha, no momento da inscrição online, é preciso anexar uma foto de divulgação do filme (formato JPG, JPEG, PNG ou GIF, tamanho máximo de 5MB)
6 – Não é cobrada taxa de inscrição.
7 - As despesas e encargos referentes à remessa do material para seleção ficam a cargo do remetente.

3 - SELEÇÃO
1 –  A seleção dos filmes será feita por uma comissão nomeada pela coordenação do evento.
2 - Se você optar por participar da seleção em mais de um evento, informamos que o filme passará por processo de seleção para cada um dos eventos.
3 - A divulgação da lista de trabalhos audiovisuais selecionados para:
- 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes: está prevista para ser feita oficialmente até o dia 10 de janeiro de 2013 no site www.mostratiradentes.com.br
- 8ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto: está prevista para ser feita oficialmente até o dia 01 de junho de 2013 no site www.cineop.com.br

4 - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO EM CADA EVENTO
16ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
Considerada a maior manifestação do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão. Busca refletir e debater, em edições anuais, o que há de mais destacado e promissor na nova produção audiovisual brasileira, em longas e curtas, em qualquer gênero e formato - película e digital. A programação é oferecida gratuitamente ao público e inclui exibição de filmes brasileiros(longas e curtas), pré-estreias, homenagens, debates, Encontros com a crítica, o diretor e o público, oficinas, seminário, Mostrinha de Cinema, atrações artísticas.

- Data de realização do evento: 18 a 26 de janeiro de 2013
- Local de realização: Tiradentes – MG

A Mostra de Cinema de Tiradentes apresenta somente filmes brasileiros de longa e curta duração em película e digital.

Considera-se filme brasileiro todo aquele produzido no Brasil. Em caso de co-produção, a empresa produtora majoritária deverá ser brasileira.
São aceitas inscrições de:
LONGAS
- Filmes brasileiros concluídos a partir de 2012 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores da Mostra de Cinema de Tiradentes
- Ter duração superior a 60 minutos
MOSTRA AURORA
Mostra Aurora – segmento da programação composta por até sete longas de realizadores independentes que estejam produzindo até o seu terceiro longa, cujos filmes selecionados serão avaliados por dois júris distintos - o Júri da Crítica  e o Júri Jovem  - que escolherão o melhor longa dessa programação.  O objetivo da Mostra Aurora e atuação dos júris nos filmes selecionados para este segmento é ampliar a discussão e a visibilidade em torno de filmes independentes, evidenciar o trabalho de novos realizadores e refletir sobre as características das novidades no cinema brasileiro contemporâneo.
CURTAS
- Filmes brasileiros concluídos a partir de 2012 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores da Mostra de Cinema de Tiradentes
- Ter duração de até  25 minutos
MOSTRA FOCO
Segmento da programação de curtas película e digital composta para exibição noturna no Cine-Tenda. Os filmes serão avaliados pelo Júri Popular e pelo Júri da Crítica – composto por profissionais convidados pela organização do evento.
MOSTRA PANORAMA
Segmento da programação de curtas película e digital para exibição noturna e diurna no Cine-Tenda. Os filmes serão avaliados pelo Júri Popular.
MOSTRA CURTA NA PRAÇA
Segmento da programação de curtas película e digital para exibição noturna no Cine-Praça. Os filmes serão avaliados pelo Júri Popular.
MOSTRA LIVRE
Segmento da programação de curtas película e digital resultantes de oficinas, associações, ongs, projetos especiais de formação não-universitária para exibição diurna no Cine-Tenda. Os filmes não serão avaliados pelo Júri Popular.
MOSTRINHA DE CINEMA
Segmento da programação de curtas película e digital dedicada ao público infanto-juvenil para exibição diurna no Cine-Tenda. Os filmes não serão avaliados pelo Júri Popular.
PREMIAÇÃO ESPECIAL – Mostra de Cinema de Tiradentes
JÚRI POPULAR
O Júri Popular - votação realizada pela plateia/público para escolha do melhor longa e melhor curta com o objetivo de estimular a participação e formação de plateia para o cinema nacional.
Para as sessões destinadas à votação popular:
- será entregue para o espectador uma única cédula de voto do respectivo filme da sessão no momento da entrada na sala
- cada filme terá uma cédula específica com três conceitos: excelente, bom e regular
- após o filme, o público depositará as cédulas em urnas lacradas na saída dos cinemas
JÚRI JOVEM
É formado por cinco integrantes entre 18 e 25 anos selecionados pela na Oficina de Análise Crítica da Linguagem Cinematográfica, ministrada pelo crítico Cleber Eduardo durante a 6ª Mostra CineBH. Atua na escolha do melhor longa da Mostra Aurora.
JÚRI DA CRITICA
Formado por até cinco críticos para escolha do melhor longa que integra a Mostra Aurora e para escolha do melhor curta da Mostra Foco. Os profissionais da comissão do júri da crítica são escolhidos e convidados pela organização do evento.

SOBRE OS VENCEDORES
- Os filmes vencedores eleitos pelos Júri Popular, Júri da Critica e Júri Jovem serão anunciados na solenidade de encerramento do evento, dia 26 de janeiro, às 22h30, no Cine-Tenda e serão agraciados com TROFÉU BARROCO – oficial do evento.
- Além do Troféu Barroco poderão ser oferecidos também prêmios em material e serviços audiovisuais oferecidos pelas empresas parceiras no intuito de estimular a produção audiovisual.

8ª CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
Mostra audiovisual nacional que tem uma proposta inédita no circuito de festivais do Brasil – foi idealizada para ser instrumento de desenvolvimento da preservação, história e memória da cinematografia brasileira em intercâmbio com o mundo - centra o foco no cinema como patrimônio em diálogo com o cinema moderno. A programação é gratuita e promove homenagens, exibição de mais de 70 filmes brasileiros – longas, médias e curtas película e digital, oficinas, debates, seminário, mostrinha de cinema, sessões cine-escola, atrações artísticas e realiza anualmente o Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros - ação estratégica na defesa da soberania e identidade cultural de uma nação.

- Data prevista de realização do evento: 12 a 17 de junho de 2013
- Local de realização: Ouro Preto – MG

A CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto apresenta filmes brasileiros contemporâneos e históricos de longa, média e curta duração em película e digital.

Considera-se filme brasileiro todo aquele produzido no Brasil. Em caso de co-produção, a empresa produtora majoritária deverá ser brasileira.

Na programação da temática histórica enfocada pelo evento, são exibidos filmes alusivos ao contexto abordado. Estes filmes não precisam participar da seleção oficial. Os interessados deverão obter informações diretamente com a organização do evento.
São aceitas inscrições de:
LONGAS
- Filmes brasileiros concluídos a partir de 2012 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores da CineOP
- Ter duração superior a 60 minutos
MÉDIAS
- Filmes brasileiros concluídos a partir de 2012 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores da CineOP
- Ter duração entre 25 e 60 minutos
CURTAS
- Filmes brasileiros concluídos a partir de 2012 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores da CineOP
- Ter duração de até  25 minutos
MOSTRA LIVRE
Segmento da programação de curtas película e digital resultantes de oficinas, associações, ongs, projetos especiais de formação não-universitária para exibição diurna no Cine-Teatro.
MOSTRINHA DE CINEMA
Segmento da programação de curtas película e digital dedicada ao público infanto-juvenil para exibição diurna no Cine Vila Rica.

6 – CÓPIA PARA EXIBIÇÃO
O filme selecionado deverá apresentar cópia final para exibição em 35mm ou digital (a orientação técnica para o formato de exibição digital será dada pela coordenação do evento, levando-se em consideração as informações preenchidas na ficha de inscrição).

7 - DISPOSIÇÕES GERAIS
1 - A participação na inscrição de filmes supõe a aceitação das seguintes bases:
 - O trabalho inscrito e selecionado está automaticamente autorizado a ser exibido como parte integrante da programação do evento para o qual foi selecionado
 - A Universo Produção não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos
 - Os participantes cedem, automaticamente, à organização dos eventos os direitos de transmissão de extratos dos filmes e vídeos selecionados para divulgação da programação do evento.
2 - As datas e horários das exibições das diversas sessões dos filmes participantes são decididos a partir de critérios definidos único e exclusivamente pela direção do evento.
3 - As cópias dos filmes em DVD enviadas para seleção serão arquivadas e passarão a fazer parte do acervo da Universo Produção/Instituto Universo Cultural e não serão utilizadas para fins comerciais.
4 – A direção do evento poderá retirar da programação a qualquer momento o filme que não cumprir as normas deste regulamento ou que falsear as mesmas.
5 – Os casos omissos serão solucionados pela direção dos eventos.
6 – Os procedimentos de inscrição para seleção dos filmes vinculam o participante à plena aceitação deste regulamento.

Comentários

Postagens mais visitadas