quarta-feira, 1 de junho de 2011

Assassinatos na Amazônia ganham repercussão internacional


O assassinato do casal extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, de Eremilton Pereira dos Santos, os três do Pará, e do agricultor Adelino Ramos, de Rondônia, gerou grande repercussão em vários meios de comunicação pelo mundo. O enterro do casal extrativista foi marcado por emoção, assim como as manchetes sobre o caso na Al JazeeraEl Pais, Reuters, The Guardian e The Cristian Post.



Al Jazeera
A Amazônia está chorando
A casa da família de José Claudio Ribeiro da Silva é muito simples, uma modesta construção de tijolos, com três quartos ao lado de uma estrada poeirenta em Marabá, no Brasil.
Leia tudo em: The Amazon is crying

-El Pais
Líder camponês sobrevivente de massacre é assassinado no Amazonas
O líder camponês Adelino Ramos, conhecido como Dinho, um dos sobreviventes do Massacre de Corumbiara, em 1995, foi assassinado no estado de Roraima sendo a terceira vítima dos conflitos de terra desta semana na Amazônia brasileira.
Leia tudo: Un líder campesino superviviente de una masacre es asesinado en el Amazonas

-Reuters
Líder camponês é morte em Rondônia após receber ameaças
Um líder camponês foi assassinado na sexta-feira em Rondônia após ter recebido sucessivas ameaças de morte de madeireiros da região. Adelino Ramos foi morto a tiros na cidade de Vista Alegre do Abunã, onde presidia o Movimento Camponeses Corumbiara e a Associação dos Camponeses do Amazonas. Ele morava em um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que lutava para regularizar sua produção.
Leia tudo: Líder camponês é morto em Rondônia após receber ameaças

-The Guardian
Ativista é morto a tiros na floresta amazônica
Seis meses após prever o seu próprio assassinato, o líder defensor da floresta tropical foi morto a tiros na Amazônia brasileira. José Cláudio Ribeiro da Silva e sua esposa, Maria do Espírito Santo, foram mortos em uma emboscada perto de sua casa em Nova Ipixuna, no Pará, cerca de 37 quilômetros de Marabá.
Leia tudo em: Amazon rainforest activist shot dead

-The Cristian Post
A Polícia do Pará já tem indícios dos autores do assassinato dos extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido na manhã de terça-feira, em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. Moradores da comunidade de Maçaranduba 2, onde vivia o casal, foram interrogados e forneceram pistas sobre possíveis mandantes do crime e os pistoleiros.
Leia tudo em: Polícia do Pará já tem suspeitas dos assassinos de José Cláudio e Maria do Espírito Santo


Tradução: Carla Santos

Fonte: da redação, com informações do blog Língua Ferina

Leia mais:
-Assassinatos na Amazônia: governo convoca reunião de emergência
-Mais um agricultor é encontrado vítima de assassinato no Pará
-PCdoB: Dinho dedicou toda a sua vida à causa dos camponeses
-Relatório aponta maior número de mortes em conflitos agrários


Nenhum comentário:

Postar um comentário