correios Greve preocupa estudantes

Candidatos do Enem temem atraso na entrega dos cartões que indicam o local da prova e que devem ser apresentados
Clique para Ampliar

A greve dos Correios já começa a preocupar os estudantes que farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para os dias 22 e 23 de outubro. Os candidatos temem o atraso na entrega dos cartões de confirmação, que indicam o local onde o aluno deve fazer a avaliação e precisam ser apresentados nos dias do exame.

A candidata Sara Maciel Lima, 17, por exemplo, vai fazer a prova do Enem pela primeira vez. Segundo ela, que estuda no Colégio Dáulia Bringel, na Cidade dos Funcionários, a greve dos Correios tem sido motivo de preocupação para vários estudantes da escola.

"É uma situação difícil porque muitos alunos se preparam durante todo o ano para fazer uma prova que é fundamental para ingressar na universidade pública", afirma Sara, torcendo para que a greve termine logo.

Prioridade

Conforme os Correios, a distribuição dos cartões do Enem será priorizada. No Ceará, o envio dos documentos para as unidades da empresa no Interior começou na última quarta-feira. A meta é que todos os cartões sejam entregues aos candidatos dos municípios interioranos até o próximo dia 7 de outubro. Em relação à Fortaleza, os cartões devem começar a ser distribuídos na próxima semana.

A empresa informa que os candidatos podem ficar despreocupados, pois a distribuição dos cartões do Enem é feita desde 2009 e ninguém nunca foi prejudicado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 300 mil estudantes do Ceará se inscreveram no Enem.

Tensão

300 mil pessoas se inscreveram no Enem no Ceará. Os Correios garantiram que a distribuição dos cartões será prioridade e que ninguém será prejudicado

PREVISÃO
Cartões devem chegar até o dia 15

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação da prova do Enem, informou que a previsão é que, até o próximo dia 15 de outubro, todos os candidatos tenham recebido os cartões de confirmação da prova. Após essa data, quem não tiver recebido, pode retirar a segunda via do documento por meio do site do Inep, no endereço: enem.inep.gov.br/inscricao/.

O candidato precisa apenas digitar a senha, escolhida no ato da inscrição, o CPF e imprimir o cartão. Para aqueles que esquecerem a senha, o Inep comunica que eles podem fazer uma nova, bastando somente digitar as letras solicitadas pela página e a data de nascimento.

Os Correios afirmaram que mantém a entrega diária de cartas e encomendas, inclusive do Sedex convencional. Segundo a empresa, foram suspensos apenas o Sedex 10, o Sedex Hoje e o Disque-Coleta.

A greve dos Correios começou no último dia 15 de setembro em todo o Brasil. No Ceará, aproximadamente 22% dos 2.456 funcionários da empresa aderiram à paralisação.

Cerca de 1,2 milhões de correspondências deixaram de ser entregues desde o início da paralisação, número que representa 13% de toda a carga postal.

Os Correios entregaram por volta de 87% das 9,2 milhões de correspondências previstas para o Ceará no período de 14 a 28 de setembro, e a estimativa é de que a situação seja normalizada o mais rápido possível, tendo em vista que os 13% restante seguem no fluxo postal.

RAONE SARAIVA
ESPECIAL PARA CIDADE

Comentários

Postagens mais visitadas