CHUVAS NO CEARÁ Fique alerta contra as intempéries

Segundo Funceme, a possibilidade de chuva com granizo em outras regiões do Estado não está descartada

Sobral A chuva de 40 milímetros com granizo, na tarde da última segunda-feira, deixou um rastro de destruição nesta cidade da Zona Norte do Ceará. O prejuízo estimado é superior a R$ 100 mil, entre estruturas metálicas de cobertas de quadras esportivas, arquibancadas, telhados de casas e empresas, muros desabados, árvores caídas e rede de eletricidade afetada. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuvas isoladas no fim das tardes dos próximos dias na Zona Norte com possibilidade de queda de granizo.
Clique para Ampliar

O meteorologista da Funceme José Maria Brabo Alves informa que pelas imagens de satélite entre 16h e 18h30 de segunda-feira, em Sobral, havia evidências de queda de granizo. "É um fato raro para nossa Região. Isso é mais comum no Sul-Sudeste, devido lá ser mais frio. Mas toda nuvem mais densa tem granizo e foi o que aconteceu na nuvem que acabou em chuva em Sobral. Mas, devido à temperatura da terra ali, não há possibilidade de bolas com diâmetros maiores, como ocorre de São Paulo para baixo do Brasil, até Porto Alegre. O granizo que acaba caindo aqui vai se dissipando e se transforma rapidamente em gota d´água", explica Brabo Alves.

Sobre a possibilidade de cair granizo em outras regiões cearenses, Brabo é cauteloso. "Nunca fazemos alerta de granizo aqui no Ceará, porque é coisa muito rara. É difícil se prever. Mas toda nuvem mais densa tem granizo. Então, não está descartada esta possibilidade. E a orientação que a gente oferece é que não há perigo iminente, uma vez que temos uma temperatura tropical e o granizo, quando cai, já vem em forma de bolinhas de pequeno diâmetro e em segundos fica numa forma de gota".

Clique para Ampliar

Ocorrências

Pelo balanço divulgado ontem pela Defesa Civil de Sobral, foram atendidas 20 ocorrências após a chuva, que durou cerca de 20 minutos. Houve dez quedas de árvores de pequeno porte, três estruturas metálicas caídas, dois telhados de empresas despencados, dois muros de residências desabados, dois fios de alta tensão caídos e uma rede de semáforos atingida.

Não foi verificado nenhum dano humano. "Estamos de alerta para eventuais ocorrências como esta chuva de surpresa de segunda-feira", afirma o membro da Defesa Civil de Sobral, subtenente Marcos Costa.

O secretário adjunto de Esporte e Juventude de Sobral, Eugênio Parceli, acompanhou, ontem pela manhã, o início da recuperação da estrutura metálica que cobria as arquibancadas da Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes e que a chuva levou ao chão. Parceli garante que choveu granizo. "Senti as bolinhas de gelo", assegura. O secretário destaca que o granizo afetou obras do Esporte e toda a cidade.

Mais informações:

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
(Funceme) Avenida Rui Barbosa, 1246 - Aldeota - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.1117

LAURIBERTO BRAGA
REPÓRTER

Comentários

Postagens mais visitadas