Abertas inscrições para os cursos online para a criação de planos de leitura

gentes municipais podem se inscrever até o próximo dia 28 de outubro para se capacitar para a formulação de planos

            Os ministérios da Cultura e da Educação, o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e o Instituto Pró-Livro vão capacitar gestores municipais para a criação de planos de livro e leitura. Interessados podem se inscrever para o curso no online do projeto O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais até a próxima quinta-feira (28 de outubro).  O treinamento à distância começa dia 29.
            A proposta do projeto é que as cidades brasileiras também implantem planos para área que darão as diretrizes das políticas para o setor, assim como o Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), instituído em 2006 pelos ministérios da Cultura e Educação. Podem se matricular no curso os municípios já cadastrados no Portal Mais Livro Mais Leitura
            Esta é a quarta turma aberta pelo projeto, que já vê os seus frutos. O município de São Domingos (BA) já fez a capacitação e criou grupo de trabalho para a implantação dos seus respectivos planos.  
            A capacitação tem cinco módulos, com previsão de 10 semanas, totalizando cinco horas por semana. O coordenador de Cultura do município de São Domingos (BA), Pedro Paulo Correia da Conceição, diz que o processo de diagnóstico foi uma atividade de campo muito interessante. “Aprendi muitos aspectos da minha cidade que eu particularmente desconhecia e percebi como o plano já está mexendo com a gente no sentido de olhar o nosso municipio com outros olhos e que a gente pode contribuir para formar cidadãos pensantes, críticos e acima de tudo leitores”.
O curso apresenta um passo a passo para a elaboração do plano local, contemplando desde como fazer o diagnóstico da realidade, a formação do grupo de trabalho, a definição de metas, objetivos e a construção de um plano de trabalho. Há ainda um fórum de discussão, em que os participantes podem compartilhar experiências.  Neste fórum, a aluna Rose Cristiani Franco Seco Liston de Costa Rica (MS), comentou que o módulo “Desenvolvimento e Implantação” módulo 3 é de suma importância para o desenvolvimento do PMLL. “Ele fez com que eu percebesse que quando sentarmos com o nosso Grupo de Trabalho para uma primeira reunião, após este curso, a visão do livro e leitura vai ser outra”. A proposta do trabalho é que, ao final do curso, a prefeitura ou estado tenha um esboço do que será seu plano, pois ao longo da capacitação pode ir realizando, junto com a sociedade civil, o planejamento indicado.

Comentários

Postagens mais visitadas