Lula, o Filho do Brasil concorre com 64 filmes por vaga ao Oscar

Foi divulgada nesta quarta (13) a lista com os 65 longas-metragens que estão concorrendo a uma das cinco vagas de melhor filme em língua não-inglesa que serão anunciadas em 25 de janeiro. Os cinco finalistas vão concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro na 83ª cerimônia de entrega dos prêmios, em 27 de fevereiro de 2011. Pelo Brasil, Lula - O Filho do Brasil, de Fábio Barreto, está concorrendo.

O esquema de votação funciona da seguinte maneira: quatro equipes de jurados foram selecianas. Cada equipe vai assistir a 16 filmes e escolher pelo menos seis. Um comitê da Academia tem a autoridade para adicionar mais três filmes e depois chegar a uma seleção de nove. Então, os nove semi-finalistas são pontuados mais uma vez pelos júris que decidirão os cinco concorrentes oficiais.

As novidades desta ano são os filmes da Etiópia e da Groelândia que nunca haviam tentado a disputa pelo Oscar, além de La Yuma, filme nicaraguense, país que não fazia um longa-metragem há 21 anos. Dois filmes que já estão bem cotados na disputa são o tailandês Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives (que venceu a Palma de Ouro deste ano) e o mexicano Biutiful, dirigido por Alejandro González Iñárritu, com Javier Bardem como protagonista.

Outros filmes tidos como fortes concorrentes são Bal (Honey), da Turquia; Dogtooth, da Grécia; In a Better World, da Dinamarca; Incendies, do Canadá; Kawasaki’s Rose, da República Checa; Life, Above All, da África do Sul; Of Gods and Men, da França; Outside the Law, da Algeria; e Son of Babylon, do Iraque.

Comentários

Postagens mais visitadas