Brasil produz safra recorde este ano', diz ministro da Agricultura



O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira (9) que a produção brasileira de grãos este ano bateu recorde, com 165,92 milhões de toneladas em uma área plantada de 50,81 milhões de hectares.

Os números se referem à safra 2011/2012 e foram levantados de 22 a 28 de julho. Apesar de a safra ainda não estar encerrada, o levantamento já aponta produção recorde, de acordo com o ministro. O valor fechado da produção de grãos será divulgado em setembro.

A quantidade de grãos produzidas até o final de julho já representa aumento de 1,9% em relação à safra passada, quando atingiu 162,8 milhões de toneladas.

Mendes Ribeiro fez o anúncio após reunir-se nesta manhã com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. “Eu comuniquei a presidente Dilma, que ficou enormemente feliz, a maior safra da história do país”, disse a jornalistas após a reunião.

O ministro estuda revisar o Plano Safra deste ano (safra 2012/2013), lançado em junho de 2012 e que prevê disponibilização de R$ 115,2 bilhões para a agricultura empresarial e mais R$ 22,3 bilhões para agricultores familiares.

“Alcançamos 165,92 milhões de toneladas na produção brasileira com uma área plantada referente a 50,81 milhões de hectares e, se nós reparamos, o numero que nós chegamos, isso pode nos levar a uma situação que talvez tenhamos que revisar a nossa projeção da safra que nós fizemos quando lançamos o Plano Safra”, afirmou.

Ribeiro espera que o país atinja, até o final do ano, 170 milhões de toneladas de alimentos. A safra recorde, afirmou, mostra que política agrícola brasileira é eficiente. No próximo ano os resultados poderão ainda ser melhores devido à maior disponibilização de crédito, o Plano Nacional de Armazenamento e ao maior volume de recursos ao médio produtor.

“Tenho certeza que no ano que vem isso ficará mais claro e será mais significativo nos números”, disse. “Eu acredito que as noticias são boas”.

Mendes Ribeiro destacou a produção de milho, cuja produção saltou de 16,10 milhões de toneladas na safra 2010/2011 para 22,46 milhões de toneladas, aumento de 71%.

"A safrinha do milho se tornou ‘safrão’. Foi surpreendente e, sem dúvida, contribuiu de forma decisiva para que elevassem esses números”, afirmou.

Comentários

Postagens mais visitadas