Professores recusam proposta e continuam greve no Ceará

Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) recusaram em plebiscito a proposta do governo e devem continuar a greve. A votação ocorreu nesta segunda (13) e terça-feira (14). A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), no início da madrugada desta quarta-feira (15). O resultado do plebiscito será homologado em assembleia geral, que ocorrerá na quinta-feira (16).

Ainda nesta terça-feira (14), a Adufc havia pedido aos professores que terminassem a greve. Em comunicado no site oficial, o sindicato julgou ser esta "a posição mais equilibrada e sensata no momento".
No plebiscito, foram registrados 988 votos contrários, 529 favoráveis, 17 brancos e 3 nulos, sobre a aceitação da proposta do governo, segundo a Adufc. Já sobre o encerramento da greve, foram 818 votos contrários e 707 a favor, 10 votos brancos e 2 nulos, de acordo com o sindicato. Ao todo, 1537 professores da UFC e da Unilab participaram da votação.
Entenda a greve
As principais reivindicações dos servidores são o aumento do piso salarial em 22,8% e a correção das pendências da carreira desde 2007. O piso atual é de R$ 1.034. O Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) ofereceu 15,8% de reajuste salarial até 2015.
O Ministério da Educação enviou na última quinta-feira (9) uma nova circular para os reitores das universidades e institutos federais reiterando que as negociações com os professores em greve está encerrada e de que não há qualquer possibilidade de reabertura. A greve foi deflagrada no dia 12 de junho deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas