quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Questionamentos sobre as eleições

A vereadora Eliana Gomes (PC do B) lembrou, durante pronunciamento na Câmara Municipal, ontem, as eleições de conselheiros municipais que ocorreram de forma integrada em todo o Município no último domingo. No entanto, alguns vereadores reclamaram do pouco repasse da Prefeitura para o funcionamento dos conselhos.

De acordo com a parlamentar, a Casa Legislativa teve um importante papel durante o pleito da escolha de conselheiros, uma vez que foi aprovado a mensagem do Executivo que regulamenta os conselhos tutelares, criando, inclusive, duas outras unidades já em 2012. Segundo ela, a matéria que trata do funcionamento dos órgãos aos sábados, domingos e feriados, irá ajudar na condução de casos de violência contra crianças e adolescentes com maior eficácia.
Eliana afirmou, no entanto, que alguns erros no processo eleitoral foram percebidos durante as eleições e que caberia à Prefeitura, através da Secretaria dos Direitos Humanos encontrar melhorias para que esses casos não voltem a acontecer, principalmente, no que diz respeito à fiscalização do processo de escolha.

Levadas

A vereadora denunciou que presenciou diversas pessoas indo votar sem ao menos saberem do que se tratava a eleição, o que garantiu a escolha de nomes que, possivelmente, não irão representar os interesses da população da área. "Vi pessoas sendo levadas e elas sequer sabiam por que estariam ali votando, muitas nem sabiam que estava tendo um processo de eleição", ressaltou.

Ela solicitou ainda da Prefeitura a realização de uma campanha institucional dando conta da importância para escolha dos conselheiros tutelares, o que não aconteceu nas eleições desse domingo onde a população escolheu 30 nomes para assumirem a função nos seis conselhos existentes atualmente.

"Eu quero parabenizar os conselheiros eleitos e desejo que tenham uma capacitação adequada para atender melhor as crianças e adolescentes, haja vista que vão exercer um papel público e os conselhos são a porta de entrada para o atendimento desses menores", salientou Eliana Gomes.

Outros parlamentares discorreram sobre o tema e parabenizaram aqueles candidatos que tiveram seus apoios nas eleições. Já o vereador Vitor Valim reclamou da diminuição dos repasses da Prefeitura para os conselhos tutelares do Município, ainda que o Executivo esteja prometendo aumentar em dois o número de equipamentos na cidade de Fortaleza. "Os conselhos tutelares já sofrem tanto com a situação atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário