Luz para Todos na zona rural

35 residências de Choró serão beneficiadas pelo projeto, que tem como meta universalizar a energia elétrica no País

Choró. As comunidades de Cafundó e Escondido, neste Município, terão, pela primeira vez, energia em suas casas na noite de Natal. Para que isso fosse possível, já que é difícil o acesso até a linha da serra, onde vivem as famílias, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) levou os postes da rede de distribuição no helicóptero PT-HNY - modelo Esquilo, com capacidade para transportar até 2.100 quilos. Só assim foi possível realizar um sonho de mais de 80 anos na região.


Ao todo, 46 postes feitos de fibra e 19 transformadores que levarão energia para 35 casas chegaram ao seu destino final, graças ao esforço concentrado de mais de 30 pessoas. Foram investidos cerca de R$ 800 mil na ação, que faz parte do programa "Luz para Todos", do Governo Federal.

O responsável pela execução do projeto, Eugênio Batista, da BS Construções, disse que muitas empresas, ao visitarem o local, desistiram da obra. "Estamos concluindo um dos trabalhos mais complicados da história da Coelce", afirmou Eugênio. Ele informou que serão sorteadas duas geladeiras, uma televisão e cestas básicas na inauguração, prevista para o próximo dia 20. Foram mobilizados 30 funcionários da empresa para a executar o trabalho.

"Começamos os trabalhos no dia 16 de outubro deste ano. Todo material - cabo, medidor, material de ferragem, lâmpadas - foram levados em burros", destacou Batista.

Ação Inédita

O coordenador do "Luz para Todos" no Ceará, Luiz Jara, destacou que esta é a primeira vez que a Coelce realiza uma operação dessa natureza para levar eletrificação rural a uma comunidade cearense. "Vamos fazer um Natal iluminado para essa gente, que passou todo esse tempo no mais puro esquecimento´´.

Para o diretor da Coelce em Sobral, Queiroz Magalhães, a chegada desse benefício representa um marco na história da empresa. "Nesta segunda-feira estarei em São Paulo para receber pela terceira vez o PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade), considerado o maior prêmio para a Coelce, porque faz parte do reconhecimento da sociedade´´, comemora Magalhães.

Metas

O Programa Luz para Todos que tem o desafio de acabar com a exclusão elétrica no País, é coordenado pelo Ministério das Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado no Ceará, pela Coelce.

Iniciado em 2004, já beneficiou 166.289 famílias cearenses. Até agora, os contratos assinados no Estado totalizam R$ 1 bilhão. Hoje, o projeto está na fase final, com uma média mensal de 1.280 residências ligadas à rede elétrica. A meta é realizar 15.000 ligações neste ano. De janeiro a outubro, já foram realizadas 12.611 ligações.

Atualmente, o "Luz para Todos" está com 84 turmas em obras de construção, espalhadas por 153 dos 184 Municípios cearenses.

Luz Solidária

Outro benefício para os habitantes de Cafundó e Escondido chegará através de um projeto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Coelce - "Luz Solidária". O programa está voltado para a criação da galinha caipira.

O professor Artur Henrique e as assistentes sociais Suyanne Menezes e Rozana de Sousa já visitaram alguns dos moradores da região e deverão acompanhar a implantação do projeto até a criação das aves.

Antônio Carlos Alves
Colaborador

Comentários

Postagens mais visitadas