Cariri-CE: Quadro de estiagem na região preocupa agricultores e governo





À exceção de Juazeiro do Norte e Crato, que receberam mais chuvas, o cenário nos demais municípios é preocupante. Sem uma ajuda governamental, segundo a Fetraece regional, quadro deverá se agravar ainda mais.


A situação de chuva no Cariri gera um clima de preocupação. Alguns municípios, como Crato e Juazeiro receberam mais chuvas, já o restante da região choveu menos que o esperado. A análise é do coordenador regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece), o sindicalista Chico Alves. Para ele, na maioria dos municípios caririenses já se pode confirmar que há um quadro de seca.

“Podemos citar como exemplo Jardim. Choveu alguns dias em março e isso animou os trabalhadores. Mas essa chuva parou. Hoje Jardim já pode ser considerado um município com seca total”, afirma.
Outra situação preocupante vivem os trabalhadores do Cariri Oeste. “Em Campos Sales e Araripe a situação está muito difícil. As chuvas foram abaixo da média e a produção pode ser perdida”, conclui. Para Chico Alves, se os governos não tomarem medidas emergenciais, efetivas, e sem burocracia pode acontecer de nos próximos oito meses falta alimento para os trabalhadores, para os animais e termos escassez de água.

Amanhã, a Fetraece reúne representantes de todas as regiões do Estado para discutir os problemas que vem afetando os trabalhadores e quais as soluções para a situação atual vivida.
Nova realidade
A coordenadora de desenvolvimento territorial da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Graça Duarte, diz que todo o governo já está sensibilizado para a a situação vivida pelos trabalhadores rurais do Ceará. Ela afirma que serão feitos esforços para tentar modificar essa realidade. “O secretário Nelson Martins já iniciou reuniões com os mais variados setores da sociedade para buscar soluções para o problema”, avaliou.
Para Graça Duarte é preciso “saber conviver com essa situação, mas sem deixar de buscar com urgência soluções que possam enfrentar essa realidade, tanto que o Governo do Estado já solicitou do Governo Federal a antecipação dos recursos do Garantia Safra”, afirmou.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O cenário do Cariri repete-se Ceará afora, justificando o clima de apreensão diante da possibilidade real de uma forte perda na safra agrícola em 2012. O Governo precisa estar à situação, para agir da maneira certa e na hora correta.

O Povo Online

Comentários

Postagens mais visitadas