Juazeiro do Norte-CE: Festival mobiliza grupos de dança



Juazeiro do Norte. A dança em destaque. Os dançarinos protestam, o corpo dá o tom, em uma busca constante de aperfeiçoamento. Assim tem sido a dinâmica do II Festival Nacional de Dança do Cariri, que acontece dede o último dia 13, em Juazeiro do Norte, e vai até amanhã, com apresentações de espetáculos de cinco Estados brasileiros e também da região. O tema do festival este ano é “Corpo, Performance e Política”.


São mais de 200 dançarinos e coreógrafos integrados no movimento, encarando a arte da dança não apenas como um divertimento, mas de forma profissional. E o engajamento dos grupos do Cariri tem sido maior a cada ano, ao ponto de haver há quatro anos a Associação Dança Cariri (ADC), com a participação de 250 dançarinos.

O festival traz junto todo um contexto de formação, com oficinas, palestras e debates. A homenageada deste ano, no evento, é a dançarina, professora e coreógrafa Silvia Moura. Ela tem uma participação importante no contexto da dança do Cariri, por ter sido a primeira a trazer para a região curso de dança contemporânea. “E foi num período em que as pessoas sequer sabiam o que era esse tipo de dança, inclusive chegou a morar no Cariri e desenvolver um trabalho de formação, com iniciativa própria”, diz o presidente da Associação, J. Júnior Santos.

O público esperado em nove dias de apresentações, cursos e oficinas é de mais de mil pessoas. As apresentações dos espetáculos acontecem no Teatro Patativa do Assaré, no Sesc, em Juazeiro, que é um dos órgãos apoiadores do evento. Ano passado, a primeira edição do festival contou com o apoio da Funart, o que valeu a criação efetiva do festival, já que antes acontecia a Semana de Dança, por meio da Associação, que decidiu empreender por um evento mais amplo. O festival realizou um cortejo cultural em sua abertura, com os artistas saindo da Prefeitura de Juazeiro até a Praça Padre Cícero. Uma oportunidade dos grupos de tradição popular, além dos integrantes das companhias, irem às ruas mostrar para a população a existência dos grupos de dança na cidade, segundo o presidente da Associação. Para ele, também foi o momento de reivindicar a criação de um curso de licenciatura em Dança, cujo projeto foi encaminhado. O ato público contou até com aula de dança. Uma homenagem foi prestada a Silvia Moura, seguida da apresentação do reisado Estrela Guia.

Mais informações:

Associação Dança Cariri

Rua da Conceição, 1391 e 1307

São Miguel, Juazeiro do Norte

Telefone: (88) 9914. 2793

(88) 9981.7700

Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas