Crato-CE: Aberto oficialmente o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) iniciou ontem o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, no município do Crato.


Abordando a temática “Municipalização com regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS”. O evento espera receber cerca de 800 participantes.
Ontem à tarde, no Hotel Pasárgada, foi realizado o cadastramento e a entrega de material.


O XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará contará com a realização de exposição de experiências exitosas no SUS, feira de estandes, oficinas, palestras, programação cultural, seminário – I Seminário da Assistência Farmacêutica do Ceará. Também acontecerão mesas redondas que abordarão temas como “Decreto 7508 e a construção tripartite dos consensos interfederativos”, “Atenção primária como ordenadora da atenção à saúde” e “Redes de atenção à saúde: avanços e desafios”.

O grande destaque do último dia do evento será a Assembléia Geral, que vem sendo realizada todos os anos. Nela será aprovada da Carta do Crato, como a divulgação e premiação dos trabalhos científicos selecionados para o Congresso Nacional e a escolha do município que sediará o XIII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, em 2013.

O presidente do Cosems, Williams Freire, avalia o XII Congresso que se realiza em Crato, como importante programação científica do Estado, haja vista que o evento atrai um público de alto nível do ponto de vista da saúde pública, sem falar de que se trata também de um momento de troca de conhecimentos, experiências e idéias entre público e as autoridades da área. Os temas que estão sendo discutidos visam a melhoria do acesso da população à rede de saúde. Ele destacou o aumento do financiamento, uma vez que o setor deve ser tratado como prioridade por todas as esferas governamentais. Conforme Williams, o congresso reserva diversos momentos como oficinas, palestras, debates, seminários e como destaque a Assembléia Geral que se realizará no sábado, dia 14, quando acontecerão a aprovação da Carta do Crato e ainda a divulgação e premiação dos trabalhos científicos selecionados para o evento e a escolha do município que sediará a XIII edição, em 2013.
Cícero França, Secretário Municipal de Saúde do Crato, não mediu esforços em relação a infraestrutura adequada para o evento, bem como em relação a participação efetiva dos profissionais da Secretaria de Saúde do Crato no XII Cosems.

Prefeitura do Crato vai pagar mais 30% do 13º salário aos servidores em julho

O Crato foi o único município do Cariri em que a prefeitura antecipou 30 % do 13º salário 2012 na Semana Santa para seus servidores. Os mais de 4 mil trabalhadores da administração pública municipal cratense amanheceram a quinta-feira santa com os valores depositados em suas respectivas contas, na agência local do Banco do Brasil. Foram mais de R$ 300 mil, sem contar com os valores pagos aos servidores da saúde e educação, injetados na economia local, gerando renda e divisas para o município. Ao fazer a antecipação, o chefe do executivo do Crato prometeu pagar mais 30 % no mês de julho, próximo ao início da ExpoCrato e os 40 % restantes, antes do dia 20 de dezembro próximo. “É um reconhecimento da administração municipal ao empenho, zelo e dedicação dos servidores pela coisa pública”, disse o prefeito do Crato ao avaliar a iniciativa como positiva do ponto de vista da economia local.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal do Crato

Comentários

Postagens mais visitadas