INHAMUNS Projeto leva teatro para zona rural de Tauá

Tauá. A população da zona rural deste Município terá a oportunidade de assistir a espetáculos teatrais. Começou ontem as apresentações do III Ciclo de Leituras Cínicas, projeto desenvolvido pela Cia. de Artes Cínicas de Tauá, com o apoio da Prefeitura Municipal, que este ano traz como novidades as apresentações no Distrito de Santa Tereza e em Bom Jesus. Os palcos são o Centro de Referência da Melhor Idade e a sede do Pró-Jovem Adolescente, respectivamente, a partir das 20 horas.
Clique para Ampliar 
É a terceira edição de um projeto comprometido com a dramaturgia cearense e nordestina e que movimenta o primeiro semestre no Município. Segundo o grupo, nas duas edições anteriores, foi possível beneficiar um público médio de duas mil pessoas, através dos trabalhos efetivados com sete textos teatrais, envolvendo cerca de 20 pessoas diretamente na ação que percorreu 18 espaços do âmbito urbano tauaense.

"A cada edição, novidades são acrescentadas à programação, como forma de dinamizar os feitos do projeto. Assim, em 2012, as leituras dramáticas também extrapolam os limites do urbano e beneficiarão distritos da zona rural de Tauá. Além do mais, serão promovidos momentos denominados pelo grupo de "Revisitas", nos quais "o grupo terá contatos maiores com textos de autoria de atores do grupo, bem como de autoria desconhecida, admitindo novas possibilidades dramatúrgicas às produções", ressalta o ator e pedagogo Gilmar Costa.

O projeto é uma ação que se assume como a possibilidade de articular literatura e teatro, uma vez que em seu interior são trabalhadas leituras dramáticas de textos teatrais da dramaturgia cearense e nordestina que tem como marca a comicidade.

"Pelo fato de se traduzirem como o limiar entre a literatura e o teatro, as leituras dramáticas são eficazes instrumentos para se formar público leitor e apreciador do fazer teatral", explica Costa. Além de formar público, o projeto beneficia jovens. São trabalhados diversificados textos teatrais integrantes da dramaturgia cearense e nordestina.

Textos

Para esta edição, foram selecionados quatro textos teatrais: "Hoje meu Boi não sai" (Filippo Rodrigo); "A Hora da Bruxa ou O Mito do Corpo Sempre Jovem" (Ueliton Rocon); O terceiro texto é "O Casamento de Maria Feia", de autoria de Rutinaldo Miranda Batista Júnior; e o quarto, "Cena de Sangue". O grupo revela seu apego às produções de José Mapurunga, em um texto que se vale dos arquétipos para tratar de temas como a doação de sangue e solidariedade.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Tauá Centro Administrativo José Fernandes Castelo - Colibris
Sertão dos Inhamuns
Telefone: (88) 3437.2068


SILVANIA CLAUDINO
REPÓRTER

Comentários

Postagens mais visitadas