Juazeiro do Norte-CE: Pacientes assistidos no CAPS AD têm palestra sobre Saúde do Homem



Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18, importante palestra para os pacientes do CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – de Juazeiro do Norte sobre a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem, tendo à frente Juliana Granjeiro que é enfermeira e coordenadora do Programa.

Na ocasião Juliana Granjeiro abordou sobre as doenças que mais acometem os homens como DST’s/AIDS, tabagismo, drogas, câncer da próstata e álcool. A coordenadora explica que “essas palestras acontecem buscando público variado como forma de advertir os homens quanto às questões de mortalidade, morbidade e aspectos socioculturais”.


Segundo ainda Juliana Granjeiro “através da política serão realizadas ações e de acordo com a sensibilização do público alvo haverá então a implantação do programa nacional de saúde do homem”.

Os pacientes e técnicos do CAPS AD elogiaram a iniciativa da coordenação municipal da Política de Atenção Integral a Saúde do Homem.

Fique sabendo:

A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial mais elevadas. Os homens na faixa etária de 20 a 59 anos devem procurar o serviço de saúde ao menos uma vez por ano.

Ao se analisar, no ano de 2005, as causas de mortalidade na população masculina dos 25 a 59 anos se observou que, em 75% dos casos, as mortes incidem em cinco grupos principais de entidades mórbidas.

1º Causas Externas;

2º Doenças do Aparelho Circulatório

3º Os Tumores

4º Doenças do Aparelho Digestivo e finalmente,

5º Doenças do Aparelho Respiratório

Há de se chamar atenção que, as Causas Externas de mortalidade, embora apresentem uma alta incidência nas faixas etárias mais jovens (dos 25 aos 40 anos), são quantitativamente superadas pelas doenças do aparelho circulatório a partir dos 45 anos, e pelos Tumores a partir dos 50 anos.

(Fonte: Ministério da Saúde).

A coordenação do Programa funciona na sede da Secretaria de Saúde.

Informações ou sugestões pelo telefone 3512-2754.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas