quinta-feira, 26 de abril de 2012

Juazeiro do Norte-CE: Setor de calçados cresce 10% ao ano



Juazeiro do Norte O setor de calçados tem experimentado um crescimento de 10% ao ano na região do Cariri, segundo o Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários do Ceará (Sindindústria). Mesmo com registro de baixa na exportação de calçados, a entidade comemora o crescimento acima da média nacional, e recebeu pela primeira vez Abdala Jamil Abdala, presidente da Feira Internacional de Moda e Calçados (Francal), a maior feira de calçados da América Latina.

Ele esteve acompanhado de uma comitiva de São Paulo para prestigiar o polo calçadista da região. Neste ano, a feira em São Paulo contará com maior número de empresas de calçados da região. São 14 anos de participação na Francal, de acordo com o presidente do Sindindústria, Antônio Mendonça. Nesta edição do evento, deverão estar presentes 25 empresas do Cariri, com as marcas da região expostas para vários países.

Ele destaca a importância em poder fazer parte desse evento, uma parceria que vem sendo retribuída pela visita de uma dos grandes representantes do setor. Segundo Mendonça, essa é a primeira visita de Abdala no Nordeste. Ressalta a importância do polo calçadista da região.

O estande coletivo do Ceará tem aumentado nos últimos anos. Neste ano, o espaço terá maior visibilidade no evento, o que destaca, conforme Mendonça, o grande prestígio do setor no Ceará, em nível nacional, por estar entre os maiores do Brasil.

A área será de 312 metros quadrados, 72 metros quadrados a mais que no ano passado. A feira será realizada de 26 a 29 de junho, no Anhembi, em São Paulo. “A vinda do Abdala é a prova do reconhecimento da força do nosso polo calçadista”, enfatiza. Além da Francal, o gestor está à frente de outras feiras de calçados, realizadas tanto no Brasil quanto no exterior.

Visitas

Ontem, a comitiva esteve visitando indústrias da região, além de verificar as potencialidades dessas empresas. Mendonça destaca que, além da visita, o objetivo também foi ouvir o presidente da Francal, no sentido de orientar os empresários de como se manter no mercado e em posição de competitividade.

Na opinião de Mendonça, o potencial da feira em São Paulo para o mercado regional tem uma grande importância por lançar produtos de verão. O evento conta com compradores do mundo inteiro, e é uma oportunidade também de realizar lançamentos dos produtos do Cariri. Conforme ele, já existe um grande investimento de sandálias voltadas para a estação.
Ele destaca a importância da Francal, principalmente do Nordeste, por haver uma demanda específica e em potencial também para vendas na região.

“A Francal é uma feira que se identifica com o nosso produto. Para a indústria caririense, é uma feira que traz bons resultados. Uma oportunidade de encontrarmos com compradores nordestinos e das demais regiões do Brasil e do mundo”, diz.

A expectativa é de que, no segundo semestre, haja uma melhora no mercado de exportação. Segundo Mendonça, há uma estabilidade do mercado, mesmo com o leve crescimento, mas houve demissões no setor, principalmente no primeiro trimestre. Ele aponta um período difícil neste primeiro momento do ano, mas que já foram lançados planos de apoio e há uma visualização futura de retomada desse processo de desenvolvimento do setor.

Reunião

Uma reunião com empresários locais foi realizada e o presidente da Francal ressaltou a importância da feira, com os lançamentos dos produtos primavera/verão. O empresário também ressaltou a abertura e as facilitações para a participação do maior número possível de fabricantes de calçados de todo o Brasil.

Tanto que, neste ano, foram feitos pacotes de viagem que podem ser pagos de forma parcelada durante o ano todo, incluindo o hotel. “A Francal é uma oportunidade de venda, solidificação dos produtos no segundo semestre do ano”, diz ele.

Outro aspecto importante diz respeito à continuidade das vendas, após os contatos realizados durante a feira. O evento contará com mais de mil expositores, com a expectativa de atender até cinco mil marcas e terá a presença de cerca de dois mil importadores do mundo todo.

Mais informações

Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuários
Av. Leão Sampaio, nº 839, Bairro Triângulo – Juazeiro do Norte/CE
Telefone: (88) 3571.2010

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário