quinta-feira, 19 de maio de 2011

festa junina Juaforró deve atrair público de 160 mil pessoas Publicado em 19 de maio de 2011

Os cantores Elba Ramalho e Alceu Valença integram a programação de shows no grande arraial do Juaforró
Juazeiro do Norte. A 11ª edição do Juaforró começa no sábado, no Parque de Eventos Padre Cícero, neste Município. A festa deste ano entra no clima do centenário da cidade e de abertura das festividades juninas no Estado. Estão sendo ultimados os preparativos finais, no local de realização da festa, que terá dois palcos montados na área do parque e o palhoção reservado ao forró pé-de-serra. As grandes atrações passarão a se apresentar no palco principal. A expectativa diária de público é de 20 mil pessoas e 160 mil nos oito dias de programação. A festa será aberta dia 21 com show da cantora Elba Ramalho. No domingo, a apresentação será do cantor Alceu Valença.

Clique para Ampliar

Todas as noites, a partir das 19 horas, a festa começa com as apresentação de teatro ao ar livre, na cidade cenográfica montada no espaço. Grupos de tradição popular também estarão fazendo um show à parte, com as bandas cabaçais e outros grupos folclóricos. Na manhã de ontem, estavam sendo montadas as barracas e parques de diversão no local da festa.

A cidade cenográfica está sendo finalizada. Casas de taipa construídas num recanto do parque servirão de espaço propício para os atores desenvolverem seus personagens, que lembra o início da cidade, com as primeiras ruas. Uma igreja, bodega, cabaré, casa de rezador, dentre outros espaços fazem parte do cenário. Ontem, os atores da Companhia de Teatro Livremente, de Juazeiro, e técnicos da Secretaria de Cultura faziam as adequações dos cenários.

Clique para Ampliar

Em todas as versões, o Juaforró foi realizado no mês de junho e era acompanhado com o Festival Municipal de Quadrilhas Juninas. Este ano, o secretário de Cultura, Fábio Carneirinho, decidiu antecipar a festa. Ele justifica que o período se torna mais em conta para as contratações dos artistas, que em junho são mais concorridos, além de tornar Juazeiro a primeira cidade a abrir as comemorações na região.

Outro fator, segundo ele, está associado ao centenário da cidade. O Juaforró faz alusão à comemoração dos 100 anos de Juazeiro e também à primazia de começar o São João. Mas ele afirma que, por conta da grande programação que se estenderá até o mês de julho, com o centenário, a cidade promete grandes shows com atrações nacionais até lá. "Será um período muito intenso de festas e se tornaria praticamente inviável poder desenvolver esses festejos ao mesmo tempo", disse.

Ele não quis antecipar os nomes das grandes atrações previstas para a comemoração dos 100 anos. Até o início deste ano falava-se na presença do cantor Roberto Carlos, mas a ideia é trazer uma grande atração nacional. Dentro das festividades, será dedicado ao público várias atrações religiosas. Alguns grupos já foram confirmados.

Mas relacionado ao Juaforró, mesmo com a polêmica da mudança da data, haverá um incentivo à realização das festividades juninas na cidade. Fábio Carneirinho afirma que as quadrilhas de Juazeiro terão um espaço destinado para as suas apresentações. Antes ocioso, segundo ele, o Parque das Timbaúbas, na área do anfiteatro, poderá se tornar o centro das apresentações. Para o secretário, essa será uma forma de prestigiar com mais exclusividade as quadrilhas, já que, no espaço do Parque de Eventos, as atenções são para shows musicais. Além dos grandes nomes da música brasileira, como Geraldo Azevedo, Amelinha, Nando Cordel, Santana, Flávio Leandro, Waldonys e Luiz Fidelis, grandes bandas de forró farão shows todos os dias, alternando as apresentações nos dois palcos. Todas as apresentações serão gratuitas.


Elizângela Santos
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário