prêmio gandhi Fórum discute comunicação e paz

O evento acontecerá no próximo dia 30 de maio, durante a culminância do 4º Prêmio Gandhi
A pauta ambiental está nas ruas, nos jornais e no centro dos debates da 4ª edição do Prêmio Gandhi, promovido pela Agência da Boa Notícia (ABN), em Fortaleza. No próximo dia 30, durante a entrega da premiação, acontecerá o Fórum "Comunicação e a Paz na Natureza", com palestra da professora Ilza Girard, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e integrante do Núcleo de Ecojornalistas.

Clique para Ampliar

Após a palestra, haverá debate com a participação da professora Vládia Pinto Vidal, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará (UFC), e dos jornalistas Maristela Crispim, do Diário do Nordeste, e Edgard Patrício, do Jornal O Povo. O Fórum é gratuito e se inicia às 18h30min no Auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

Pauta diária
Para o presidente da ABN, jornalista e professor, Francisco Souto Paulino, o tema é bastante atual é tem sido pauta diária nas redações. Daí, a necessidade urgente de capacitar os profissionais e estudantes para lidar melhor com a questão, entendendo a amplitude da ação e as possibilidades do jornalismo como potencial ferramenta de educação ambiental.

"Faremos, no Fórum do dia 30, um grande "aulão" trazendo problemáticas e desafios. Temos que avançar e sermos mais ativos e críticos com a situação de caos e devastação do meio ambiente que vivemos".

Souto diz que a proposta do Fórum é tentar responder estas e outras questões: "como a comunicação pode contribuir para harmonização das ações dos seres humanos com a natureza?". Segundo ele, nas sociedades de um modo geral as pessoas esperam que os governos e sistemas resolvam os problemas, mas diante da questão ambiental, "todos nós somos geradores dos problemas e os mesmos só serão resolvidos passando por nós também".

Comentários

Postagens mais visitadas