PT deve anunciar pré-candidato em dezembro



O PT deve anunciar somente em dezembro um possível nome para ser candidato à Prefeitura de Fortaleza, nas eleições de 2012, no processo de sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT). A decisão de escolher no fim do ano o pré-candidato segue uma determinação da PT nacional.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente do PT estadual, Joaquim Cartaxo. Membros da executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores se reúnem nesta sexta-feira (28), para discutir conjuntura, organização e agenda partidária.

É função do PT estadual neste processo, também seguindo ordem do PT nacional, evitar as prévias entre os pré-candidatos. Mais de 10 nomes do partido já foram cogitados para a disputa, mas o Diretório Estadual tem a missão de tirar um dos nomes, evitando assim um possível desgate de ter que fazer a escolha em processo de convenção partidiária.

"O acordo com o PT nacional é que as prévias sejam evitadas. Queremos um nome que seja unânime dentro do partido", diz Cartaxo.

De acordo com Joaquim Cartaxo, não haverá um precipitação do partido para lançar um nome para a disputa das eleições."Não temos intenção de apresentar um pré-candidato neste momento. Falta ainda um bom tempo para as eleições e muita coisa ainda pode acontecer", contemporiza Cartaxo.

Alguns nomes já são especulados dentro do pardido: o deputado estadual Artur Bruno, o vereador Gilherme Sampaio, o secretário de Estado Camilo Santana e o secretário de Governo da prefeita Luizianne Lins, Waldemir Catanho.

O nome de preferência do governador Cid Gomes (PSB) seria o secretário Camilo Santana - deputado estadual mais votado, hoje licenciado e à frente da Secretaria das Cidades.

Questionado sobre possíveis desavenças com a base aliada, composta principalmente por PMDB e PSB, Cartaxo descartou qualquer crise envolvendo nomes para a prefeitura. "Queremos um nome que una o PT e a base aliada. O governador já declarou que deseja manter a aliança", afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas