Juazeiro do Norte: Com 104 anos capela do Socorro será ampliada


mbólica e um dos lugares mais visitados do ciclo de peregrinação de romeiros, deve iniciar em breve as obras de ampliação. Com a reforma do largo da Capela do Socorro avançando, seguindo o projeto do "Roteiro da fé", em Juazeiro do Norte, a administraação da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, resol também que a Capela do Socorro – onde está sepultado o Padre Cícero – vai ser ampliada depois de 104 anosde sua construção em 1908. O projeto de acréscimo seguirá os princípios internacionais contemporâneos para preservação dos bens culturais, mantendo a originalidade arquitetônica do pequeno templo, um imóvel importantíssimo na preservação da memória histórica de Juazeiro do Norte. Explica o padre Antônio José Clementino.


Obras do Roteiro iniciadas (Foto: Pedro Junior)


A igreja está pedindo aos que possuem fotos antigas do altar original da Capela do Socorro que doem uma cópia – para facilitar a elaboração do projeto de ampliação e restauração daquele templo.

Como surgiu

A construção da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro resultou do pagamento de uma promessa – feita pela Sra. Hermínia Gouveia – que pediu, À Virgem do Socorro, a cura de uma doença (erisipela) que acometia o Padre Cícero.





Arquivo historiador Daniel Walker: Em 1909

Obtida a graça as obras da capela foram iniciadas. E foram paralisadas, algumas vezes, por determinação do bispo de Fortaleza. Eles temiam que a capela fosse contribuir para o que chamavam de “fanatismo” em torno da pessoa do Padre Cícero. Em 1908 o templo estava construído, mas só em 1932, o segundo bispo de Crato – dom Francisco – autorizou a abertura do templo para os serviços religiosos.

Foto capa: Herick Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas