Governo lança plano de segurança em Alagoas, líder de homicídios

O plano nacional de segurança pública será lançado nesta quarta-feira (27), emMaceió, porque Alagoas registra o maior índice de homicídios do país: 66,8 mortes para cada 100 mil habitantes.

O governo federal divulga pela manhã os dados detalhados de todos os estados. O Programa Brasil Mais Seguro pretende focar em três pontos: melhoria na investigação das mortes violentas, aumento do policiamento ostensivo e comunitário e controle de armas.


Do G1, com Bom Dia Brasil

saiba mais
AL, ES e PA lideram em 2010 taxa de homicídios no país, aponta estudo
Simões Filho, na Bahia, tem maior taxa de homicídios do país
'Aqui, vida não vale nada', diz pai de morto na cidade mais violenta do país
Homicídio é causa da morte de quase 40% dos jovens, diz pesquisa

Serão repassados R$ 25 milhões paraAlagoasx, que deverão ser investidos no sistema de Justiça, nas Polícias Federal e Rodoviária Federal, na aquisição de equipamentos, na capacitação e no aperfeiçoamento da polícia técnica, além de instalação de bases fixas e móveis de videomonitoramento.

Vilela anuncia concurso para as Polícias Civil e Militar e a criação de umdepartamento especializado para investigação de homicídios, dentro da Polícia Civil, e bonificação aos policiais que apreenderem armas.

O governo federal deve reforçar com a Força Nacional a perícia criminal e o monitoramento das áreas de alto índices de criminalidade. Na sequência, haverá destruição de armas apreendidas no estacionamento do Centro de Convenções.
tabela mortes estudo homicídios brasil (Foto: Reprodução)Tabela mostra evolução da taxa de homicídios
no país, conforme o Mapa da Violência 2011
(Foto: Reprodução)


O lançamento do novo plano ocorre 13 anos depois do primeiro investimento do governo em políticas públicas para redução da criminalidade. Naquela época, estados com maiores índices de violência, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo receberam investimentos na área. Poucos anos depois, em 2004, os índices estagnaram ou caíram consideravelmente. Em São Paulo, a queda foi de 300%.

Por outro lado, estados do Nordeste, como Alagoas, a violência só cresceu.

Cidade mais violenta
A cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, tem 118 mil habitantes e é onde está registrada a maior taxa de homicídios do país por cem mil habitantes, segundo o Mapa da Violência. São 146,4 mortes/100 mil habitantes. Segundo a polícia, metade das mortes tem relação com o tráfico e disputa por territórios entre criminosos.

A Secretaria de Segurança do Estado da Bahia diz que as mortes ocorrem em outras cidades da região metropolitana e que a cidade, por ter muita mata, é local de desova. Só neste ano já foram encontrados nas margens das rodovias de Simões Filho pelo menos 27 corpos.
mortes estados estudo homicídios (Foto: Reprodução)Tabela mostra ranking de mortes por estados, conforme o Mapa da Violência do Ministério da Justiça de 2011 (Foto: Reprodução)



 

Comentários

Postagens mais visitadas