Mudanças no trânsito de Juazeiro do Norte para evitar mais acidentes
Por Thiago Aguiar
Em virtude dos constantes acidentes de trânsito - alguns com vítimas fatais -, registrados na Av. Humberto Bezerra, em Juazeiro do Norte, em decorrência do intenso fluxo de veículos, o secretário de Segurança Pública do Município, Cláudio Luz, está anuncia uma série de medidas a serem implantadas, brevemente, visando evitar, ou pelo menos reduzir esse tipo de ocorrência naquela via.
Segundo Claudio, medidas importantes para organização da referida via já vinham sendo tomadas, como a sinalização, divisão de faixas, e faixas de pedestres, mas mesmo assim não foi suficiente para redução do alto numero de acidentes.
Em menos de um mês, por exemplo, nossa redação contabilizou a derrubada de dois postes nesta via, onde carros desgovernados colidiram, sendo um fatal, os bairros adjacentes a esta avenida, podem ser comparados, separadamente, em numero de habitantes, a diversas cidades pequenas do interior, Timbaubas, Limoeiro, Novo Juazeiro e Almino Loyola.
Quando construída, esta avenida não fora projetada para comportar a quantidade de veículos que nela trafegam hoje, e dezenas de retornos foram construídos sem a menor segurança, comprometendo a vida das pessoas e a fluidez do que deveria ser hoje uma via rápida e segura.
Imagem ilustra a quantidade de postes derrubados em acidentes em Juazeiro do Norte.
O secretario afirma ainda que tartarugas (redutores de velocidade) serão instaladas em diversos trechos, feitas modificações nos retornos, principalmente, nas imediações do Conjunto Habitacional Almino Loyola (Parque São Geraldo), bairro Limoeiro e Novo Juazeiro, onde abriga o maior numero de habitantes dentre outras medidas.
E que está sendo estudada a possibilidade de se colocar um semáforo no cruzamento das Avenidas Humberto Bezerra e Virgílio Távora, que dá acesso ao Aeroporto Regional do Cariri.
Conformemos-nos com um transito mais lento, do que o choro de inúmeras famílias, que perderam seus entes queridos no transito.
Fotos: Thiago Aguiar e Manoel Santana
O TRÂNSITO NAS GRANDES E MÉDIAS CIDADES TEM TRAZIDO CONSEQUENCIAS NEGATIVAS PARA A POPULAÇÃO... A SITUAÇÃO VEM SE AGRAVANDO A CADA DIA, COM O INCREMENTO DA FROTA DE VEÍCULOS, VIAS PÚBLICAS SEM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA ABSORVER O FLUXO, E DESTA FORMA INÚMEROS PREJUÍZOS PARA A SOCIEDADE.
ResponderExcluirO NÚMERO DE ACIDENTES VEM AUMENTANDO ASSUSTADORMAENTE, E PRINCIPALMENTE POR MOTOCICLISTAS, QUE DO ALTO DE SUAS IMPRUDÊNCIAS, LIDERAM INQUESTIONAVELMENTE O NÚMERO CADA VEZ MAIOR DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO BRASIL.
A SITUAÇÃO É GRAVISSÍMA NO INTERIOR DOS ESTADOS, ONDE AS QUESTÕES POLITICO-PARTIDÁRIAS, A FALTA DE INVESTIMENTO EM CAMPANHAS EDUCATIVAS, SINALIZAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO DOS ÓRGÃOS DE TRÂNSITO, ACABA PRODUZINDO UM FESTIVAL MAQUIAVÉLICO DE ACIDENTES E TRAUMAS DE NATUREZA EXTREMAMENTE GRAVE. É PRIMORDIAL, QUE OS GOVERDOS ADOTEM UMA POSTURA MAIS DURA NAS QUESTÕES DE FISCALIZAÇÃO E NO CUMPRIMENTO DA LEI, POIS ASSIM ESTARÃO CUIDANDO DA POPULAÇÃO, PROMOVENDO A CIDADANIA E EVITANDO OS GASTOS EXORBITANTES COM OS APARATOS MÉDICOS.
PAULO RONEY COSTA
EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU-CE