Curso de Enfermagem da URCA conquista 1º lugar no Enade e 4º no Nordeste



O Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA) obteve a maior nota no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes-MEC) no Estado do Ceará, sendo a quarta maior nota do Nordeste, junto com a Universidade de Pernambuco (UPE). No Enade 2010, por meio de resultados divulgados na última sexta-feira, foram avaliados alunos de Enfermagem das turmas do Campus Pimenta e da Unidade Descentralizada de Iguatu.

Curso de Enfermagem da URCA conquista 1º lugar no Enade e 4º no Nordeste

Segundo a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, o resultado demonstra o esforço dos professores, no sentido de otimizar a formação dos enfermeiros, além do investimentos dos estudantes no labor acadêmico e do apoio da Instituição nesse processo. Ela lembrou do período de criação do curso, durante a administração da então Reitora, Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, há cerca de 13 anos.

Otonite Cortez ainda destacou as atividades de pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas por meio dos que fazem o curso, inclusive com trabalhos que envolvem a comunidade, favorecendo crianças, adultos e idosos. Dentro da Universidade, beneficiando os próprios servidores, com projeto de saúde para o trabalhador.

Reconhecido pela excelência do ensino, dos docentes e dos discentes, o Curso de Enfermagem da URCA mantém o nível dos resultados consagrados nas avaliações nacionais anteriores (2004 e 2007), primando pelo desenvolvimento da Enfermagem Nacional, sendo motivo de reconhecimento para o Cariri cearense.

História do Curso

Aprovado o projeto do Curso em 10.02.1995; Parecer favorável à abertura do curso em 13.09.1996 e Implantação em 1998 (aula Inaugural em 16.02.1998).

Com 13 anos de existência, o Curso de Enfermagem conta com 602 alunos (261 Pimenta e 341 na UDI Iguatu), 35 professores efetivos (83% - Doutores e Mestres), dos quais 11 docentes em processo de qualificação (Doutorado). Atualmente vem desenvolvendo atividades de Ensino (Graduação e Lato Sensu), de pesquisa (com vários projetos financiados por Agências de Fomento e pela URCA) e de Extensão (9 Projetos em atividade, com bolsas para parcela dos alunos envolvidos).

URCA poderá ter mestrado na área

Em busca de desenvolvimento, O Curso de Enfermagem aponta na direção da formação Strictu Sensu, com a criação de um curso de mestrado. Para isso, foi formada uma Comissão, que tem como finalidade construir a proposta do curso a ser submetida à Capes e estruturar questões relevantes a este nível de formação.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, através da Professora Eglídia Carla Figueiredo Vidal, juntamente com a coordenação do curso, parabenizam a todos que fazem o Curso de Enfermagem pelo êxito na avaliação. A diretora ainda ressalta o esforço desempenhado por professores e alunos, ao longo dos anos de existência do curso, e disse que esse resultado demonstra excelência no ensino, na região do Cariri e no Estado do Ceará.


Publicado em Cidades

Comentários

Postagens mais visitadas