Com estiagem, Ceará tem a pior safra nos últimos 17 anos, diz IBGE


O Ceará teve a pior safra nos últimos 17 anos de acordo com avaliação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (26). Em algumas cidades, a perda da safra chegou.
O milho é uma das culturas que mais sofreu com a estiagem neste ano, segundo o IBGE, na maior parte das pequenas propriedades do Ceará, os milharais não produziram uma única espiga, por conta das chuvas irregulares.
Com a safra comprometida, cerca de 95% dos agricultores do estado estão sem nenhuma colheita e vão depender de políticas assistencialistas, como o Garantia Safra, que garante um seguro de cinco parcelas de R$ 130 para agricultores que perderam 50% ou mais da produção no ano.
O benefício deve ser pago a 240 mil pessoas no Ceará, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.
Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, o prejuízo no primeiro semestre é de 70% de toda a safra perdida. "Nós ainda estamos avaliando novas perdas para o segundo semestre, que é o caso da cajucultura", diz o o secretário da Agricultura da cidade, Ivan Correa.

Comentários

Postagens mais visitadas