Férias aquecem comércio em Juazeiro do Norte

O período está propício para os lojistas do Município, que antecipam contratações de funcionários
Juazeiro do Norte O crescimento nas contratações neste início de segundo semestre para alguns setores do comércio anima lojistas quanto às vendas. Só em Juazeiro, são mais de 150 postos de trabalhos gerados, no setor varejista. Nos meses de junho e julho, período de festas na região, há uma dinâmica maior para o setor. A expectativa, a partir de agora, é de que haja uma movimentação maior em relação ao ano passado.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, está otimista. "Diversos fatores contribuem para a abertura dessas novas oportunidades no comércio, entre eles estão a troca das mercadorias com muitas promoções e liquidações, a expansão do Cariri Garden Shopping, que está trazendo novas empresas para o Cariri e as grandes festas", estima Michel.

Para a gerente regional do Sine-IDT, Ariadne Albuquerque, em relação a igual período de 2011, a geração de emprego deve crescer em torno de 15%. "Só no comércio varejista, há procura por diversos profissionais. Hoje, as empresas procuram por operador de caixa, vendedor lojista, estoquista, auxiliar de crédito e cobrança, recepcionista, operador de telemarketing, gerente comercial, representante comercial e promotor de vendas", explica a gerente.

Em Crato, por exemplo, o mês de julho foi iniciado com uma movimentação maior, que chega a se aproximar das festas de fim de ano, em virtude da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). As vendas no comércio tiveram alta na primeira semana, mas a tendência agora é ter uma retração, segundo o presidente da CDL local, Francisco Parente. Ele afirma que a estimativa, somente no mês de julho, é de um aumento de 20% na comercialização. Mas, com o final das festividades, há a tendência maior de uma redução.

Para alguns lojistas, o aquecimento nas vendas deverá começar mesmo apenas no mês de outubro. Segundo a gerente de uma loja de confecções, Cidinha Sampaio, mesmo com a maior movimentação das festas, ela afirma que, praticamente, não houve diferença em relação ao ano passado. Cidinha afirma que, mesmo assim, tem renovado o estoque. Dois meses antes do Natal já aguarda uma melhoria significativa nas vendas.

Para o gerente de uma loja de eletrodomésticos de Juazeiro do Norte, Indalécio Mendes, o cenário tem sido positivo desde o início do mês. Foi constatado um crescimento nas vendas de 20% em relação ao ano passado. Ele afirma que, somente no começo do mês, foram contratados seis funcionários. A meta é fechar julho com dez novos contratados.

Dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgados essa semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontam que a intenção de abertura de novas vagas no comércio brasileiro aumentou 0,5% na passagem de maio para junho, para 129,5 pontos. Na comparação com junho de 2011, a alta foi de 4,7%.

Estoque
A percepção sobre os níveis de estoque também melhorou, com alta de 0,3% perante maio. Na comparação com junho de 2011, o avanço foi de 5,3%. "Os estoques ainda preocupam o empresário, mas houve alívio. E a tendência é que haja melhora até o fim do ano, porque é quando tanto o volume de vendas quanto a receita do comércio aumentam", prevê Araújo.

A pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), apontou que 58,3% dos consumidores planejam comprar bens duráveis nesse período. Segundo a pesquisa, o setor com maior intenção de compra é o de vestuário e calçados, com 22,8% das intenções.

Mais informações:
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Avenida Padre Cícero, 576
Juazeiro do Norte - CE
Cariri
Telefone: (88) 3512.6172

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER 

Comentários

Postagens mais visitadas