Anima Mundi promove debates e encontros entre produtores


A partir desta sexta-feira (13/7), a cidade do Rio de Janeiro recebe mais uma edição do Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do Brasil), que neste ano registrou número recorde de inscrições: 1.623.
Além da exibição dos 448 filmes selecionados, entre eles 80 brasileiros, o evento promove o Anima Forum, que traz debates entre produtores e animadores sobre temas como tecnologia, financiamento, estratégias de marketing e os meios para chegar ao Oscar – o Anima Mundi foi qualificado para indicar curtas de animação ao prêmio. Entre os palestrantes, destaque para Rodrigo Teixeira, um dos responsáveis pelos efeitos visuais de “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese.
A conferência também abrirá espaço para rodadas de negócio. O objetivo é fomentar a internacionalização das transações brasileiras. “Várias séries já estão sendo produzidas. Há 18 projetos em coprodução com os EUA e o Canadá”, diz Cesar Coelho, diretor e criador do Anima Mundi.
O momento é propício para esse tipo de iniciativa. “O que já se produziu neste ano em curtas, séries e longas se equipara ao que foi feito durante todos os outros anos da história da animação no Brasil”, afirma Sílvia Prado, membro do Comitê Gestor de Animação da ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). Para o cinema, exemplifica, 23 longas estão em fase de produção ou em vias de iniciá-la, contra um total de 24 concretizados no transcorrer de décadas.
A ABPITV, em parceria com a Apex-Brasil e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura, é um das parceiras do evento, por meio do programa de exportação audiovisual Brazilian TV Producers (BTVP).
A inciativa realiza durante o festival o Anima Business 2012 – encontros individuais pré-agendados de 30 minutos que avaliam projetos disponíveis para aquisições, produções ou coproduções. Os projetos serão avaliados por Silvia Prado, produtora e sócia da Cinema Animadores; Sergio Martinelli, produtor e diretor da Martinelli Films; Renato Nery, coordenador de coprodução e políticas públicas da TV Cultura e coordenador do canal TV Rá Tim Bum; e Ron Diamond, mestre pela escola de cinema da UCLA e fundador da Acme Filmworks e Brenda Wooding.
No dia 20 de julho, o BTVP promove um encontro para debater o cenário da produção de animação após a aprovação da Lei 12.485, políticas de investimento, comercialização de projetos, além das próximas ações do Comitê. O encontro com o Comitê de Animação é aberto aos produtores de animação e conta com a participação de Rodrigo Camargo, coordenador do Núcleo do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
As inscrições para participar do debate podem ser feitas até o dia 18 de julho. Clique aqui para acessar o formulário de participação.
O Anima Mundi acontece até o dia 22 de julho no Rio de Janeiro. Depois, o evento segue para São Paulo, onde fica de 25 a 29 de julho.
Acesse www.animamundi.com.br para saber mais.
*Com informações do jornal Valor Econômico

Comentários

Postagens mais visitadas