quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pesquisa aponta que mulheres têm QI maior do que os homens


o G1, com Jornal da Globo
Uma pesquisa mundial aponta que as mulheres tem o QI (Quociente de Inteligência) maior do que os homens. No último século, as mulheres ficaram sempre atrás em testes que medem o QI.

Mas, agora, pela primeira vez, um levantamento realizado pelo pesquisador americano James Flynn, uma das maiores autoridades mundiais no assunto, confirmou que as mulheres passaram à frente dos homens - com uma vantagem de um ponto, em média.

Flynn aplicou testes na Europa, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Argentina e constatou que ambos os sexos melhoraram o desempenho nos testes de QI nos últimos 100 anos, mas elas melhoraram num ritmo mais rápido. O pesquisador diz que os resultados mais altos são consequência da vida moderna da mulher, que é mais complexa. Mas que ainda é preciso de mais pesquisas para afirmar por que as mulheres estão se saindo melhor.

Entre as hipóteses levantadas para explicar a melhor inteligência das mulheres está no fato de que, antes, elas não tinham as mesmas oportunidades educacionais que os homens e, por isso, iam pior nos testes. Outra hipótese é que as mulheres foram obrigadas a desempenhar múltiplas tarefas, em casa e no trabalho, e com isso desenvolveram um raciocínio mais complexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário