Novo remédio contra câncer de mama será distribuído pelo SUS


Por Hayanne Narlla
O Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (23), que vai incorporar o medicamento Trastuzumabe, utilizado no combate ao câncer de mama, ao Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio de alto custo reduz as chances de reincidência da doença e diminui em 22% o risco de morte das pacientes.
Novo remédio contra câncer de mama será distribuído pelo SUS
De acordo com o Ministério, o medicamento é considerado um dos mais eficientes no combate ao câncer de mama e também um dos mais procurados. Em 2011, o Governo Federal gastou R$ 4,9 milhões para atender a um total de 61 pedidos judiciais que determinavam a oferta do remédio.
Este ano, já foram gastos R$ 12,6 milhões com a compra do Trastuzumabe por ação judicial. A partir da publicação no Diário Oficial da União, o SUS tem prazo de 180 dias para iniciar a oferta do medicamento.
Incidência
Segundo o ministério, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre mulheres, com uma estimativa de mais de 1,15 milhão de novos casos a cada ano. A doença é responsável ainda por 411.093 mortes anualmente.
No Brasil, a estimativa é que 52.680 novos casos sejam detectados de 2012 a 2013. Em 2010, foram notificadas 12.812 mortes por causa da doença no país.
Ceará
No Ceará, a taxa de incidência de mulher com câncer de mama é alarmante. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa das taxas brutas de número de casos novos por 100 mil habitantes, este ano, é de 1.770 casos, representando cerca de 39%.
Em Fortaleza, a porcentagem de mulheres com câncer cresce para quase 52%. Segundo o Inca, a estimativa para 2012 é de 720 novos casos somente na Capital.

Comentários

Postagens mais visitadas