Artista do Cariri participa do Circuito de

artista visual e atualmente coordenador do Coletivo Camaradas, o professor Alexandre Lucas participa no período de 07 a 10 de novembro em Recife – Pernambuco da segunda edição do Circuito Interações Estéticas promovido pelo Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Secretaria de Cidadania Cultural.

O objetivo do evento é reunir artistas, especialistas e convidados para conhecer, discutir e trocar experiências sobre as residências artísticas em Pontos de Cultura do país.

O Circuito contempla exposições, mesas com especialistas, oficinas de dança, fotografia, quadrinhos e poesia, mostra de cinema, apresentações musicais e de teatro, fanzine, rádio itinerante e um encontro da rede de Interações Estéticas, formada por coletivos artísticos e

Pontos de Cultura.
O intuito do artista Alexandre Lucas durante o encontro é colher entrevistas para o seu documentário e para sua coletânea de artigos que versará sobre as inter-relações entre arte, estética, política, cultura e educação. Trabalho vem sendo pesquisado, discutido e vivenciado pelo artista nos últimos anos através dos seus trabalhos de arte ligada a uma perspectiva de envolvimento e interação com o público. Lucas desenvolve uma espécie de experiência estética e reflexiva através da sua atuação no Coletivo Camaradas e na EEFM Polivalente Gov. Adauto Bezerra no Crato. “A vida é o grande laboratório da arte e temos que devolver ao povo o acesso e a vivencia estética e artística como instrumento de humanização”, enfatiza o artista.

Ação Interações Estéticas

É uma ação da Secretaria de Cidadania Cultural do MinC, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), que promove o intercâmbio, o compartilhamento e a troca de experiências por meio de residências artísticas em Pontos de Cultura de todo o país. Deste diálogo entre artistas, Pontos de Cultura e comunidades, formou-se uma nova e importante rede social e cultural, que se articula para além dos limites entre a “cultura erudita” e a “cultura popular”. Esta aliança criativa estabelece um território comum para garantir espaço à diversidade cultural brasileira no panorama artístico contemporâneo do país. Os projetos são selecionados pelo edital do Prêmio Interações Estéticas. Nas duas últimas edições do Prêmio (2008 e 2009), houve o envolvimento de artistas em mais de 200 Pontos de Cultura, das cinco regiões brasileiras. Na edição 2010, foram premiadas quase 140 propostas, totalizando 357 projetos de residência artística.

Comentários

Postagens mais visitadas