Reitor destacou conferência como espaço aberto para o debate



O Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), entidade gestora do projeto Geopark Araripe, Plácido Cidade Nuvens, deu ênfase a oportunidade aberta para o debate franco a respeito das estratégias de desenvolvimento sustentado e a valorização dos recursos naturais e da biodiversidade, que se manifesta de forma excepcional na região do Araripe. "Essa é uma oportunidade para o contato direto com esse potencial", afirmou.

O secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional, Henrique Villa da Costa, do Ministério da Integração Nacional (MIN) afirmou que aquele foi um momento de grande desafio para a área do Araripe, no Ceará, que se configura como vetor de desenvolvimento regional. Ele foi o moderador da primeira mesa de debates, que teve como tema Iniciativa Mundial de Geoparques. O encerramento da conferência contou com a apresentação de diversos painéis. No sábado, pela manhã, a coordenação da conferência programou visitas de campo dos participantes do evento aos geossítios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Barbalha e Missão Velha.

A conferência foi aberta no Boulevard, em Barbalha, pelo vice-governador do estado, Francisco Pinheiro, com a representatividade de autoridades locais e secretários estaduais. Ele ressaltou a importância de levar as discussões sobre o geoparque para maior entendimento da população do que representa, dentro do processo de desenvolvimento. "As pessoas precisam entender e tomar conhecimento dessa riqueza", disse.

Estiveram presentes países como a França, Grécia, Malásia, Espanha, Noruega, Irlanda, Portugal, Uruguai e do Brasil. Atualmente, segundo a secretária da iniciativa de Geoparques da Unesco, Margarete Patzak, existem no planeta 77 geoparques, com redes européias e asiáticas e a intenção é possibilitar que novos surjam, dentro de um processo que envolve vários critérios. Ela citou que não é simplesmente um espaço qualquer, dentro de um quadrado, e que não envolva apenas um geossítio, mas vários. A secretária destacou principalmente a iniciativa mundial da criação de geoparques, na atualidade.

O integrante do Serviço Geológico da Argentina, Fernando Miranda, afirma que a sua vinda ao Brasil participar da Conferência tem a finalidade de conhecer mais de perto iniciativas como o Geopark Araripe, além de conhecer questões técnicas de como criar em seu país projetos dessa natureza.

O consultor da Unesco, Artur Sá, destacou a importância das discussões como um processo de aprendizado em todos os aspectos, relacionados às experiências já existentes e as que ainda podem ser desenvolvidas. Ele ressaltou a dedicação e envolvimento que tem acontecido no Cariri pela equipe do GA, principalmente de jovens, que estão inseridos no trabalho de construção do Geopark Araripe. "Efetivamente o trabalho que foi feito deve deixar as pessoas de consciência tranqüila", afirmou.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do estado, René Barreira, disse que há uma enorme expectativa em relação ao reconhecimento da Unesco pelo trabalho que foi desenvolvido nos últimos anos no Geopark Araripe. Ele afirmou que a conferência é de grande importância na consolidação do geopark, o intercâmbio e fortalecimento das iniciativas voltadas para a criação de uma rede latino-americana.

Comentários

Postagens mais visitadas