Equipe de audiovisual do Verde Vida lança dois vídeos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente



Por Jany Alencar
Através do apoio do Banco do Brasil e do Criança Esperança ao projeto “Ações Culturais para Povos Rurais”, a equipe de audiovisual do Projeto Verde Vida está lançando cinco novas curtas enfocando o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Intutulados “O RAP da Criança” e “Ao meu olhar”, dois dos curtas já foram finalizados e tratam, respectivamente, dos direitos garantidos pelo ECA e da Inclusão de crianças especiais. Na produção audiovisual do “O Rap da Criança” somos convidados a lançar novos olhares sobre a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes. Em verdade, o vídeo nos desafia a compartilhar, acolher, perceber e conceber as nossas crianças e adolescentes como sujeitos de direitos via a concretização do ECA.

Nas expressões, imagens e vozes trazidas pelo Rap da Criança nos debruçamos sobre as experiências sociais vividas, dia após dia, por crianças e adolescentes ao anunciarem seus direitos. O vídeo tece essa relação do ideal, busca e desejo de concretização do ECA, com o real, necessidade de expressar de forma intensa a importância fundamental que o Estatuto exerce enquanto instrumento de garantia de direitos a contribuir com o nosso processo de humanização social, cultural e política. De forma alegre e provocativa o Rap da Criança rompe esse silêncio ao se contrapor aos discursos superficiais que tentam distorcer e negligenciar o ECA.

Já em “Ao meu olhar” encontramos o relato de gestores e educadores(as) da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) sobre a trajetória de luta pela garantia do acesso pleno ao desenvolvimento humano das crianças, adolescentes e jovens especiais participantes da instituição. Os depoimentos de superação, as experiências e conquistas vivenciadas por essas crianças, adolescentes e jovens são uma verdadeira demonstração da importância de termos instrumentos legais, como o ECA, que definam e garantam o seu espaço ativo na sociedade. Além de mexer com a sensibilidade “Ao meu olhar” nos faz rever idéias preconcebidas que durante muito tempo foram aceitas socialmente, como a de isolamento e exclusão das pessoas especiais. Prazer e esperança são as palavras que melhor definem essas duas produções atuais da equipe de audiovisual do Verde Vida. Agora é ver para crer...

SAIBA MAIS

Projeto Verde Vida
Sitio Catingueira S/N
Crato, Ceará - Brasil
Fone Fax: (88) 3523-9162
www.projetoverdevida.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas