Romaria tranqüila em Juazeiro do Norte que recebeu cerca de 200 mil fiéis

Por Demontier Tenório


Segundo estimativa feita pela Igreja cerca de 200 mil peregrinos estiveram em Juazeiro do Norte por ocasião da Romaria da Esperança. A novidade foi a elevação no número de fiéis procedentes do estado de Sergipe, porém os romeiros pernambucanos lideraram a visitação à terra de Padre Cícero. O Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, prevê que a presença dos peregrinos será constante até o mês de fevereiro.

Ele e o professor Renato Dantas deram todo apoio ao trabalho da produtora Cine Produções contratada pelo Ministério do Turismo para fazer uma série de documentários sobre “Festas Populares do Brasil”. Juazeiro foi a única cidade cearense escolhida e a equipe retorna nesta quarta-feira após cinco dias de filmagens. Outra equipe é a da Secretaria de Turismo do Ceará aplicando questionários na segunda parte da pesquisa que o Estado promove em Juazeiro sobre romarias.

O trabalho inclui novos aspectos focados mais na parte local, mas sem esquecer a questão propriamente do fluxo turístico em suas várias situações. Segundo Zé Carlos, o resultado será apresentado ao prefeito Manoel Santana até o final do ano e auxiliará no sentido da promoção de políticas públicas em torno da Romaria. Nesta que terminou hoje, o setor de segurança foi destacado pelo titular da SEDETUR, a partir da integração entre os policiais militares, civis e a Guarda Municipal.

O Comando Geral enviou um helicóptero para um monitoramento aéreo, enquanto a Polícia Civil voltou a enviar a sua Delegacia Móvel. O sistema de monitoramento com câmeras ajudou a inibir a ação dos meliantes e a PM distribuiu panfletos com dicas orientando os romeiros sobre os cuidados. Para Zé Carlos, o trânsito também fluiu bem diante do trabalho montado pelo Demutran a exemplo da limpeza pública com ações permanentes na varrição e coleta priorizando áreas de maior fluxo de pessoas.

Na saúde, além do atendimento normal, dois romeiros sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas receberam os cuidados devidos dos que fazem a secretaria de saúde. Não houve óbitos ao contrário de anos anteriores e a temperatura baixa até que contribuiu para o bom êxito da romaria. A prefeitura garantiu apoio logístico aos 115 ciclistas, entre homens e mulheres, que fazem parte da Associação de Ciclistas de Cabrobó (PE). Na 22ª viagem ao Juazeiro, o grupo ficou alojado na Escola Virgílio Távora.

O projeto Árvore do Centenário cuidou da distribuição de cerca de quatro mil mudas de Juazeiro, cuja entrega foi coordenada por equipes da SEDETUR em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. Outra parceria foi com a Secretaria de Cultura na realização do show em homenagem aos romeiros reunindo 10 cantores e milhares de pessoas na Praça da Basílica. Zé Carlos ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela Cagece e Secretaria de Infraestrutura.

Comentários

Postagens mais visitadas