Enem: 43 municípios vão aplicar Enem no Ceará

O Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) será reaplicado, hoje, para cerca de 9,5 mil candidatos em todo o Pais. No Ceará a prova será realizada em 43 municípios. O Estado é o segundo com maior número de cidades realizando o exame do Brasil. A prova terá inicio às 12h, e termina às 16h30,pois o Estado não segue o horário de verão, mas o exame terá que ser realizado ao mesmo tempo em todo o pais.

Foram analisadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) as 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tiveram suas provas com problemas de impressão substituídas. Foram expedidos mais de 9,5 mil convites por meio de mensagem de texto para celular, e-mail e também telegrama.

Minas Gerais terá o maior número de municípios realizando o exame, são 54. Já Santa Catarina terá o terceiro maior número com 42 cidades aplicando o Enem. No total, farão as provas novamente estudantes de 218 cidades do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

É possível conferir o local de prova pela internet no endereço eletrônico do Inep. Nele basta que o estudante informe o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A prova reaplicada do Enem terá 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. O novo edital, lançado pelo Inep, afirma que a prova será aplicada apenas para "participantes do dia 6/11 identificados como prejudicados com os erros de impressão do caderno de prova da cor amarela, independente de nova inscrição".

Os alunos devem comparecer ao local indicado com uma hora de antecedência, com um documento de identidade com foto, o novo cartão de inscrição e uma caneta esferográfica preta. Ninguém é obrigado a realizar esta nova prova. Quem não comparecer terá corrigida a prova anterior. Os estudantes que solicitarem terão à disposição uma declaração de comparecimento para justificar a ausência ao trabalho. Segundo o professor Sidney Brito, coordenador pedagógico do projeto Desafio Enem 2010, lançado pelo Diário do Nordeste para auxiliar os estudantes, a prova reaplicada terá a  a mesma matriz de referencia, utilizada para orientar o processo de construção das provas e dos itens que as compõem, que a primeira prova. Por isso o conteúdo não deverá ser diferente. "Com isso o nível de dificuldade deverá ser similar", disse Brito.

Ele destacou que é importante que os estudantes leiam toda a questão pois as vezes a resposta pode estar nela. Além disso os alunos devem procurar ler as principais noticias sobre atualidades, ecologia, economia e sobre a nova presidente do Brasil, Dilma Roussef. "Também é necessário manter a calma e ter confiança", frisou o professor.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas