sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Juazeiro do Norte-CE: Novas promessas reascendem esperanças de um aeroporto moderno

Até o final deste ano o Aeroporto Regional do Cariri será incorporado pela Infraero que dará início às obras de instalação dos MOP´s (Módulos Operacionais de Embarque e Desembarque). Para tanto, Estado e União assinarão termo em que o governo estadual transfere o gerenciamento para o Comando da Aeronáutica e, deste, aos braços da Infraero. Outra boa notícia é o compromisso da Bancada Federal do Ceará em apresentar emenda de R$ 26,5 milhões para melhorias e ampliação da pista e terminal de passageiros. 

Esta semana o Ministro da Defesa Civil, Nelson Jobim. Recebeu o Procurador Geral do Ceará, José Leite Juca Filho, que representou o Estado, e o Vice-prefeito José Roberto Celestino para tratar sobre o assunto. O ministro já tinha conhecimento dos números que mostram a importância do Aeroporto de Juazeiro no contexto regional e até interestadual atendendo estados como Pernambuco, Piauí e Paraíba. A nova realidade descarta a informação anterior de que a Infraero não tinha mais interesse.

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa, havia destacado a necessidade do fim do convênio com o estado quando assessores técnicos e jurídicos do Ceará e Infraero trabalham nessa questão de olho no início de uma série de obras. Em outubro, o governador Cid Gomes havia dito na Imprensa que se a Infraero não assumisse as rédeas do aeroporto o estado construiria a estação de passageiros, porém não será mais necessário.

ANAC – Recentemente portaria da Agência Nacional de Aviação Civil reconheceu o PCN 32 (Número de Classificação de Pavimentos que indica a resistência deste para operações sem restrições), existente na pista do aeroporto. É que, antes, operava com a classificação 29 e com a nova decisão os aviões de maior peso poderão pousar em Juazeiro. Para Zé Roberto, representa avanço, uma vez que as aeronaves de grande porte passarão a transportar mais passageiros, possibilitando o barateamento das passagens.

No segundo semestre deste ano os internautas do Site Miséria, Fábio Santana e Renato da Silva Rosa enviaram consulta à ouvidoria da Infraero sobre o nosso aeroporto e obtiveram a seguinte resposta da Superintendência Regional do Nordeste: "As reformas estão acontecendo desde 2009, por conta da Infraero, aonde foram feitas melhoria e ampliação das salas de embarque e desembarque, aumento da esteira de bagagem do desembarque  e a climatização de todo aeroporto.

O Gerente de Ouvidoria, Francisco Primo, citou ainda a criação de passarelas ligando as salas de embarque e desembarque até o pátio de aeronaves. Segundo ele, está previsto para este ano a instalação de dois módulos operacionais que poderão atender 187 passageiros com conforto e segurança. Para 2011, de acordo com a ouvidoria, está prevista uma reforma no prédio atual, visando aumento do saguão do aeroporto, sanitários, lojas comerciais, estacionamento e seção de contraincêndio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário