JUAZEIRO GANHA CERTIFICAÇÃO MUNICÍPIO VERDE

Juazeiro do Norte recebe a Certificação Município Verde, Edição 2010. A confirmação foi efetuada no final da tarde da última sexta-feira, 17. O Selo Município Verde foi instituído pelo Governo do Ceará e é conferido pelo CONPAM (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente). 137 municípios estiveram inscritos com 33, chegando à fase a partir de avaliações do Comitê Gestor.

Para o prefeito Dr. Santana, esta certificação é o resultado da junção de esforços no sentido de promover a educação ambiental de forma intersetorializada. “Orientamos para que na 7ª edição desta certificação as atividades fossem além da Secretaria do Meio Ambiente e da Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo. Isso foi cumprido e outras secretarias como as de Educação, Saúde, Planejamento, Habitação, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria e o nosso Gabinete confirmassem o nosso objetivo”, destacou. “Muitos foram os projetos e muitos mais serão desenvolvidos para dar continuidade a esta eficaz política ambiental em Juazeiro, até seguindo os preceitos ecológicos deixados pelo nosso fundador o Padre Cícero Romão Batista. Essa conquista é mérito da gestão, mas principalmente da nossa gente”, resumiu Dr. Santana.

O coordenador do Selo Município Verde em Juazeiro, Aldeir Lima, explica que o CONPAM avaliou questionários básicos com respostas sobre biodiversidade, educação ambiental, saúde pública, cultura, instrumentos de gestão e infraestrutura. “O município é avaliado de forma interdisciplinar e foi esta interdisciplinaridade e a integração dos órgãos municipais que fizeram com que nós chegássemos à titulação do Selo Município Verde”, justificou Aldeir. O coordenador destacou, ainda, o apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente, do vereador Adauto Araújo e do Prefeito Dr. Santana que transformou o projeto em política pública de meio ambiente.

O Secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Eduardo Pontes, disse que “a conquista do Selo Município Verde aumenta a responsabilidade dos gestores públicos, à medida que comprova que Juazeiro está correto na execução das suas políticas públicas no meio ambiente”. Segundo ainda o secretário, “Juazeiro do Norte deve comemorar o Selo Município Verde, mas ciente que só se consegue esta certificação com um trabalho permanente da prefeitura, SEMASP e demais secretárias, mas, principalmente, com a grande participação da sociedade civil organizada”.

Quando se fala sobre parceria, dentre os muitos projetos há destaque para o Projeto Éden realizado na Colina do Horto com alunos da Escola Modelo Vereador Sebastião Teixeira Lima, da rede municipal, em parceria com a Fundação Educativa Salesiana, EMATERCE, Geopark Araripe e Escola Ambiental Monsenhor Murilo. O Projeto Éden ensina a como plantar as mudas nativas e formar quintais produtivos, seguindo preceitos do Pe. Cícero na Colina do Horto.

No início da atual administração, o viveiro da SEMASP estava zerado, e, atualmente existem mais de 80 mil mudas nativas e frutíferas. Outro projeto grandioso é o Árvore do Centenário que pretende distribuir 1 milhão de mudas, como parte dos festejos alusivos aos 100 anos de Juazeiro do Norte.

A solenidade de entrega do certificado aos municípios está marcada para o dia 22, quarta-feira, às 18h30min, no Hotel Seara, na Avenida Mar, 3080, em Fortaleza.    

Obs.: Foto do Projeto Éden de Elizângela Santos
Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos

Comentários

Postagens mais visitadas