Site abre espaço para publicação de escritores "sem mercado"

Os escritores que ainda não conseguiram espaço no mercado editorial têm uma alternativa para publicarem seus livros. Eles estão aderindo ao siteClube de Autores (www.clubedeautores.com.br), criado há cerca de dois anos e que já conta com sete mil títulos no catálogo. O leitor que se interessar por alguma obra encomenda o livro. Não existe custo para o autor publicar no site e a ferramenta permite a impressão do livro apenas conforme a demanda.

O Clube de Autores fica com a responsabilidade de imprimir e enviar o livro ao comprador. O site também paga os direitos autorais aos escritores. A ideia de criar o site veio da necessidade dos três sócios, que trabalham com internet e queriam publicar alguns livros. Eles perceberam que não existia um lugar para publicação de suas obras a não ser procurar uma editora e seguir o processo formal, com um alto custo. "Ou a editora te patrocina, o que é cada vez mais raro, ou você paga de R$ 5 mil a R$ 20 mil para mandar fazer uma tiragem", comenta Ricardo Almeida, diretor-geral do Clube dos Autores.

Em média, um livro publicado no site vende dez exemplares. Segundo Almeida, o parâmetro é o mesmo das livrarias tradicionais. O leitor encontra no site a vantagem de conhecer obras com qualidade, mas que não teriam espaço no atual mercado editorial. "Eu considero o resultado muito bom. É a mesma média de livrarias tradicionais, que trabalham mais com best sellers. Tornou-se opção para os autores independentes que ainda batalham por espaço e um nicho de mercado. O Clube dos Autores tem livros com temas que dificilmente são achados nas livrarias tradicionais. Essa diversidade tem tudo a ver com a produção literária brasileira e tem muita gente com história para contar", afirma.

O analista de sistemas paranaense Fábio Guolo demorou cinco anos para escrever um livro, o Draco saga - o despertar. Teve dificuldades para encontrar uma editora. Depois de fazer a divulgação para amigos e em redes sociais, recebeu a indicação para publicar no site Clube dos Autores. Ele publicou o livro no início de novembro e já conseguiu 30 vendas. "Estas vendas foram das pessoas que já sabiam do meu trabalho. Mas esta é a oportunidade de atingir outras pessoas. E quem já leu começa a comentar. Acredito que seja um retorno bastante positivo. Estou bastante feliz com o resultado", garante.

O livro Draco saga - o despertar é um romance ficcional que traz como personagem principal um dragão. Ele hiberna por 200 anos e, quando acorda, encontra um mundo totalmente modificado, com o domínio do ser humano. Guolo explica que o livro é ambientado em um cenário típico da saga O senhor dos anéis. Ele já está trabalhando na sequência do primeiro livro. "Eu ainda não desisti de uma editora. Agora estou procurando para tentar viabilizar uma tiragem maior por um menor preço", revela.

O estudante João Ricardo Cavali adquiriu o livro de Guolo no Clube dos Autores. A motivação inicial foi a amizade que tem com o escritor, mas gostou do propósito do site. "Achei muito bacana porque dá oportunidade para os autores que estão começando. É a chance de lançar as suas obras. Por entrar no site, procurei outros estilos que eu gosto e encontro muita coisa interessante. Pretendo comprar outros títulos", declara.

Fonte: Paraná Online

Comentários

Postagens mais visitadas