ELEITORES AUSENTES 1,5 milhão pode ter o título cancelado

Um total de 53.057 cearenses estão entre os eleitores que podem ter seus títulos cancelados este ano

Brasília O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou ontem que 1.472.174 eleitores correm o risco de ter o título cancelado. São pessoas que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições, sendo que primeiro e segundo turnos são considerados dois pleitos.

No Ceará, 53.057 eleitores podem ter o documento cancelado. O estado com o maior número de pessoas com o risco de ter o título suspenso é São Paulo, com 350.816 eleitores nesta condição. Em seguida aparecem o Rio de Janeiro, com 140.339, e Minas Gerais, com 131.098.

A partir da próxima semana, os eleitores poderão regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Eles deverão procurar os cartórios eleitorais entre 14 de fevereiro e 14 de março. Ontem, os cartórios eleitorais começam a divulgar os eleitores que foram incluídos nessa lista. A pesquisa também poderá ser feita pelo site do TSE, clicando em "serviços ao eleitor" e, depois, em "situação eleitoral". O eleitor precisa informar seu nome e a data de nascimento.

Quem não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral pode ser impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A falta de justificativa também pode gerar dificuldades para inscrição e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado. O Tribunal Superior Eleitoral vai começar a cancelar os títulos no dia 2 de maio deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas