HOMENAGEM Extensão rural capacita agricultores


Ontem, extensionistas lembraram o dia consagrado ao Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará
Clique para Ampliar
Fortaleza. A extensão rural cearense consolidou-se como um serviço indispensável ao setor primário da economia, por contribuir para o aumento da produção, da produtividade e da renda líquida dos agricultores, sem deixar de lembrar das ações, voltadas para a melhoria das condições de vida do homem do campo e para a preservação do meio ambiente. Sendo assim, o extensionista rural é quem contribui para a realização dessas ações.

Ontem, mais de mil extensionistas rurais lembraram o dia 16 de fevereiro, consagrado ao Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A data faz retroceder-se à primeira metade da década de 50, quando foi criado, nesse mesmo dia, em 1954, no Ceará, essa modalidade de serviço público gratuito, prestado aos agricultores familiares.

A data representa um marco para o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), vez que, em 16 de fevereiro de 1954, há 57 anos, inaugurou-se o primeiro serviço de Ater com a denominação de Associação de Crédito e Assistência Rural (Ancar). 

Para José Maria Pimenta, reconduzido à presidência da Ematerce, capacitar colaboradores, agricultores de base familiar, ampliar a abrangência de atuação e dotar a empresa de equipamentos modernos são prioridades da atual diretoria-executiva no exercício de 2011.

Este órgão recebe apoio do Governo, para continuar a ser empresa pública, funcionando de forma eficiente e com eficácia, voltada para melhorar as condições de vida das famílias rurais, sobretudo dos agricultores de base familiar, responsável pela produção de mais de 70% de gêneros alimentícios.

O Dia da Extensão Rural é uma oportunidade para reflexão a respeito do que a extensão rural fez e continua a fazer, de produtivo, útil e salutar, em benefício das famílias rurais.

Lembra Pimenta que deve ser, também, uma ocasião para se aprender e ter vontade de superar desafios, no dia a dia, buscando meios mais adequados, numa troca de saberes com os extensionistas, para que os agricultores possam produzir mais, com qualidade, sustentabilidade e sem degradar o meio ambiente. 

Como educadores não-formais, os extensionistas utilizam técnicas e metodologias participativas, que auxiliam o produtor rural a ter uma produção sustentável sob os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Sempre agregando o conhecimento acadêmico do técnico e as experiências de anos de trabalho do agricultor, a extensão rural visa a qualidade da produção, geração de emprego e renda e a melhoraria da qualidade de vida no campo.

Apoio
Com o apoio governamental, a empresa, como braço direito do Governo, no campo, tem sua responsabilidade aumentada e está preparada para assistir, em tempo hábil e eficiente, um público composto por mais de 100 mil agricultores, cuja orientação técnica e gerencial recebida é produzir alimentos de qualidade, porém com a preservação dos recursos naturais.

Prioridades
"Ampliar a abrangência de atuação e dotar a empresa de equipamentos modernos são prioridades"
José Maria PimentaPresidente da Ematerce

MAIS INFORMAÇÕES
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará
Av. Bezerra de Menezes, 1900
Telefone: (85) 3101.2416

Comentários

Postagens mais visitadas